Financiamento à agricultura comercial amplia áreas de produção

Data:

O reforço do financiamento à agricultura empresarial começou a dar resultados animadores aos produtores agrícolas, permitindo a expansão de áreas de cultivo e, consequentemente, o aumento da produção angolana.

Esta realidade, resultante do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), em curso no país, desde 2018, começa a ser visível nas províncias de Malanje, Cuanza Norte,  Cuanza Sul e Bié, onde os agricultores apostam, essencialmente, no cultivo  do milho em grande escala.

Adicionalmente, fruto do PDAC, financiado pelo Banco Mundial (BM) e pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), os beneficiários deste projecto migraram da prática da agricultura familiar para agricultura empresarial, com a ampliação das áreas de cultivo e apoio técnico especializado.

Entre os 39 projectos financiados, até ao momento, por exemplo, destaca-se a fazenda agro-pecuária “António Neves Canje e Filhos”, que anteriormente dedicava-se apenas à actividade agrícola familiar, com a produção de diversas culturas,  como o milho, feijão, batata rena, beringela, tomate cenoura e cebola.

Situado na comuna do Lombe,  município de Cacuso (Malanje), este campo agrícola conta com 40 hectares de milho cultivados, no presente ano agrícola, contra pelo menos 15 hectares que eram cultivados antes do PDAC, segundo o proprietário desta fazenda,  António Neves Canje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...

Reação às novas sanções. Isabel dos Santos diz que vai desmascarar o governo

A empresária Isabel dos Santos reagiu às sanções aplicadas...