A Academia MultiChoice Talent Factory (MTF) da Região Austral celebrou a graduação do seu 100.º aluno (nove são angolanos) marcando cinco anos de formação em cinema e televisão. A cerimónia reconheceu os resultados excepcionais dos formandos, incluindo destaque para dois, Adilson Amoroso e Justino de Carvalho, criativos angolanos.
Feliz pela conclusão do curso, Adilson Amoroso destacou que tiveram uma jornada bastante proveitosa de capacitação e descobertas. “Durante a jornada, eu e o meu homólogo trabalhámos arduamente no spot publicitário da DStv Zâmbia e garantimos-lhes a vitória. Dirigimos cinco spots publicitários da Agência Tributária da Zâmbia, trouxemos uma dinâmica diferente e realizámos uma longa-metragem excelente.”
O graduado sublinhou ainda que, depois da MTF, “a visão sobre produção de cinema e televisão mudou completamente. Sentimo-nos fortemente capacitados e prontos para contribuir para a indústria cinematográfica local e global. Ganhámos uma família, parceiros e seis países para a divulgação dos nossos trabalhos… Só nos resta dizer: ‘Que venham os desafios!’”
O programa, que oferece formação intensiva em escrita, realização, produção e design de som, tem ajudado a moldar a próxima geração de contadores de histórias africanos. Este ano, os três primeiros classificados foram Hidlson de Jesus Valentim (Moçambique), que ganhou um estágio de 6 semanas na New York Film Academy, Beatus Msamange (Tanzânia) e Goitsemang Chalumbila (Botswana), que também conquistaram estágios prestigiados.
Entre os antigos alunos angolanos, destacam-se: Eltina Gaspar, produtora de três curtas-metragens, incluindo Luxo no Lixo e Olha e me Ouvirás e os realizadores Paulo Idalécio e Adriano Dizongo, premiados pela curta Os Segredos da Aldeia, com Paulo a co-realizar a série Njila, gravada no Cazenga. Também na lista constam os graduados Nazaré Gastar, Leandro Lima, Emanuel Gonçalves, David Sampaio e Adriano Dizongo.
A MTF colabora com parceiros como a Universidade da Zâmbia, a Zee World e a New York Film Academy para garantir formação de alto nível. Este ano, alunos realizaram vídeos de serviço público para a Autoridade Tributária da Zâmbia, contribuindo para a educação fiscal.
O programa também demonstrou flexibilidade ao permitir que Faith Msole, estudante malauiana, completasse o curso online devido a problemas de saúde. Esta excepção sublinha o compromisso da MTF com o sucesso dos seus alunos.
Impacto na Indústria “A MTF tem sido essencial para o crescimento do cinema e da televisão em África”, afirmou Oluwakemi Omotosho, Directora Regional da MultiChoice África Austral. Graduados estão a trabalhar em plataformas como Showmax e Zambezi Magic, ou a liderar as suas próprias produções. A academia continua a abrir caminhos para jovens criativos em toda a região.