A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção de infraestruturas terrestres que permitem o lançamento de naves espaciais em seus territórios, disse o chefe da corporação espacial estatal russa Roscosmos, Yury Borisov, na sexta-feira. O chefe da Roscosmos acrescentou que essas propostas são especialmente relevantes para países próximos ao equador.
“Hoje, entre os principais parceiros, provavelmente podemos citar países como Índia, China, Irã. Temos grandes planos com a África do Sul, com vários países africanos, com a Argélia, Zimbábue, com a Indonésia, com a Malásia”, disse Borisov à mídia russa.
A Roscosmos adicionou à sua lista de serviços tradicionais a construção de infraestrutura terrestre para o lançamento de naves espaciais transportadores para territórios de países amigos, disse Borisov.
Até recentemente, e antes da introdução de avaliações contra a Rússia, cerca de 70% das exportações da Roscosmos eram para “os chamados países hostis”, disse ele. A política de exportação da Roscosmos está a mudar agora, e um trabalho ativo está em andamento com os países africanos, bem como com os países do Sudeste Asiático, acrescentou a autoridade.