A Fundação BAI inaugurou ontem as obras de reabilitação e modernização das quadras desportivas do IMEL – Instituto Médio de Economia de Luanda, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Juventude e do Desporto, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade. Estima-se que a reabilitação das quadras desportivas vá beneficiar cerca de 5.200 alunos do IMEL e jovens da comunidade local.
As obras de requalificação das quadras do IMEL estão integradas no projecto ‘Reabilitação de Espaços para Práticas de Desporto’, da Fundação BAI, que assume o objectivo de proporcionar aos jovens um ambiente adequado para a prática desportiva e o desenvolvimento de competências de liderança, espírito de equipa e resiliência.
Como parte deste projecto, no Complexo Desportivo do IMEL, foi realizada uma extensa reabilitação das quadras desportivas e construídos balneários totalmente equipados, respondendo directamente às necessidades dos alunos e atletas que frequentam o espaço, oferecendo uma infra-estrutura de qualidade para a prática desportiva, lazer e fortalecimento de laços comunitários.
“Hoje celebramos uma nova fase no desenvolvimento do desporto comunitário e educacional. Mais do que a reabilitação de um espaço físico, estamos a investir na criação de um ambiente onde cada jovem, cada estudante, tem a oportunidade de descobrir e explorar o seu potencial desportivo e humano”, referiu Tchissola Mosquito, administradora delegada da Fundação BAI, realçando que a fundação “acredita que a requalificação dos espaços desportivos só faz sentido quando acompanhada pela formação de técnicos especializados, professores de educação física e monitores, que darão vida a estes locais”.
Além da requalificação dos equipamentos, a Fundação BAI assegura ainda a formação de técnicos desportivos, com o propósito de “contribuir para o crescimento seguro e saudável dos atletas e cidadãos angolanos”, explicou a administradora.
Já o ministro da Juventude e do Desporto afirmou que o Governo de Angola “continua a contar com a Fundação BAI para, tão rápido quanto possível, podermos oferecer aos nossos jovens melhores condições para a prática desportiva”.
“Estamos ansiosos por vermos cada vez mais campeões da nossa região. Queremos pôr Angola no pódio dos melhores países africanos. Se parceiros como a Fundação BAI continuarem a acreditar que é possível, todos nós saímos a ganhar. Ganham não só os jovens, mas fundamentalmente o nosso país”, sublinhou Rui Luís Falcão Pinto de Andrade.
Na sua intervenção, o director do IMEL, Clemente António Fernandes, agradeceu à Fundação BAI a reabilitação do Complexo Desportivo, que permite “devolver à comunidade académica a oportunidade de continuar a fomentar a prática desportiva, respondendo a uma das componentes da educação: a formação integral dos cidadãos”.
“Estamos comprometidos em fomentar a actividade desportiva. Por isso, a reabilitação desta infra-estrutura e a sua devolução à comunidade académica, representa o compromisso da educação em abraçar o desporto como a sua extensão”, salientou Clemente António Fernandes.
Por fim, a secretária de Estado para o Ensino Secundário, Soraya Teresa de Jesus Mateus Kalongela, enalteceu a iniciativa da Fundação BAI, defendendo tratar-se de um “gesto muito significativo para os alunos”, apelando ainda aos jovens “a utilização responsável do equipamento”.
Refira-se que, no âmbito do projecto ‘Reabilitação de Espaços para Práticas de Desporto’ da Fundação BAI, está também a ser promovida a reabilitação da piscina da Casa da Juventude de Viana.