A peça teatral “Hotel Komarka” vai ser exibida, pela primeira vez, no Centro de Conferência de Belas (CCB), Domingo (27), em homenagem ao falecido membro do elenco, Ailton Manuel Silveiro, numa iniciativa da produtora Obanzart.
Falando em conferência de imprensa esta terça-feira, em Luanda, o director artístico, Faustino Vunge, disse que a peça, não exibida há quatro anos, regressa também a pedido do público e com dois rostos novos por várias razões.
Salientou ser uma peça para um público maior de 18 anos, com nove personagens para retratarem a história dos presos mais perigosos de Angola que foram transferidos para a cadeia de máxima segurança.
Explicou ser uma peça que visa apelar contra a prática do crime na sociedade em particular no seio dos jovens e adolescentes, que muitas vezes optam por este caminho para conseguirem alguma coisa.
Por sua vez, o personagem “Cafetão” enfatizou que os reais motivos que o levam a estar preso é por ser um criminoso muito perigoso que foi apanhado pela polícia durante uma perseguição a um grupo de bandidos perigosos.
Silvio Nascimento, que interpreta Fabiano ou simplesmente Turbo, disse ter sido preso de forma inocente por um período de dez anos, sem a visita da mulher e sem conhecer a filha.
Salientou que fruto disso, manifesta-se frustrado com a justiça pela forma como é tratato e desenvolve comportamentos estranhos dentro da cadeia.
Quim Fazano, novo na peça em substituição de Ailton Manuel Silveiro, interpretará o personagem “Chumbu”. Conta que tem no seu ADN a vida do crime e é preso por vingança do seu irmão, que após ser julgado morreu na cadeia.
Quim Fazano manifestou ser uma experiência fantástica por ser um espectáculo com 16 anos, que trará ganhos como um acréscimo na sua carreira como actor por estar a substituir um actor conceituado.
Considerou ser um desafio abraçar o convite por ser uma espectáculo conhecido, o que representa ser um reconhecimento pela sua carreira que o deixam feliz por isso.
Durante os 16 anos de exibição do “Hotel Komarka”, a peça já ganhou vários prémios a nível nacional e internacional com destaque para o prémio nacional de cultura e artes e revelação no fest lipe no Brasil.