Fundada há um ano, e tendo lançado o seu primeiro fundo de investimento em Março de 2024, a Standard Gestão de Activos (SGA) – SGOIC, entidade detida pelo Grupo Standard Bank, tem hoje uma carteira de 500 clientes e cerca de 15 mil milhões de kwanzas sob gestão, esperando duplicar este montante até ao final do ano. A instituição reuniu recentemente, na agência Torre Ambiente, 40 Clientes Private, para uma apresentação e conversa em torno dos dois Fundos Especiais de Investimento em Valores Mobiliários Abertos (FEIVMA).
“Começámos com um fundo fechado, com 125 clientes, e actualmente temos 500 clientes. Sob gestão temos perto de 15 mil milhões de kwanzas e estamos convencidos que, até ao final do ano, vamos duplicar este montante. Uma convicção que se prende com o facto de vermos cada vez mais clientes interessados nesta solução. Porque, efectivamente, estamos a oferecer algo que não existe no mercado. A SGA veio para mudar o mercado em Angola”, afirmou António Catana, CEO da Standard Gestão de Activos.
Após ter disponibilizado, em Março, o Standard Rendimento – Fundo Especial de Investimento em Valores Mobiliários Fechado, a SGA apresentou, em Junho, os dois Fundos Especiais de Investimento em Valores Mobiliários Abertos: Standard Obrigações e Standard Tesouraria.
“Os nossos fundos têm, neste momento, aproximadamente 15 mil milhões de kwanzas. E desde que começámos a nossa actividade, em seis meses, já fizemos transacções na BODIVA, com base nestes 15 mil milhões de kwanzas, de 90 mil milhões. Estamos claramente a conseguir tirar partido das oportunidades que estão no mercado. E isso só é possível através dos sistemas, pessoas certas e conhecimento”, referiu o CEO da SGA.
Salientando que a instituição está a “conseguir entregar aos clientes as melhores rentabilidades”, António Catana avançou que o Fundo Especial de Investimento em Valores Mobiliários Fechado, iniciado em Março, está a ter uma rentabilidade de 25%.
“Não é que seja um padrão para o futuro, mas foi a prova que todo o dinheiro que estiver em cima da mesa, os nossos gestores vão tirar esse dinheiro para os nossos clientes. Não há limite para os clientes ganharem dinheiro connosco. Vamos naturalmente fazer sempre uma gestão rigorosa dos riscos, mas vamos também potenciar sempre a rentabilidade dos nossos clientes”, sublinhou.
No que respeita aos Fundos Especiais de Investimento em Valores Mobiliários Abertos, o Standard Obrigações tem como objectivo proporcionar aos participantes a possibilidade de aceder a uma carteira constituída por activos de médio prazo, com vista a uma valorização do investimento superior à obtida em produtos financeiros tradicionais. Já o Standard Tesouraria visa preservar o capital investido e oferecer aos seus participantes uma reserva de liquidez, ou seja, um produto com liquidez imediata e um rendimento em linha com activos de muito curto prazo, dando acesso, simultaneamente, a uma carteira diversificada.