Com o registro de sete novos casos na última semana epidemiológica, Panamá elevou a 167 pacientes com mpox (nome dado pela Organização Mundial da Saúde à varíola dos macacos).
De acordo com o balanço das autoridades de saúde, dos infetados, 35 doentes encontram-se ativos, 27 em isolamento domiciliário e oito internados, enquanto os restantes 132 já concluíram o tratamento.
Até agora, 165 homens e duas mulheres com idades entre 19 e 59 anos testaram positivo para esse vírus.
Por outro lado, o Ministério da Saúde especificou que foram identificados até ao momento este ano 77 novos casos, nesse sentido apelou à população para que mantenha um estilo de vida saudável e evite o contacto com pessoas portadoras do vírus.
As regiões com mais casos são a área metropolitana e as províncias do Panamá Oeste, Panamá Norte, Panamá Leste, Chiriquí, Veraguas, Los Santos e Bocas del Toro, além do distrito capital de San Miguelito.
O Programa Ampliado de Imunização também informou que até 27 de fevereiro foram aplicadas 425 vacinas contra esse vírus, sendo 397 de primeira dose e 28 de segunda dose.
A nação do canal declarou um alerta de saúde para mpox no final de maio de 2022 e aumentou a vigilância em todas as áreas de saúde e pontos de entrada no país.