O China Zhong Tai Senda Group International prevê investir 30 milhões de dólares para o relançamento da produção agrícola no Perímetro Irrigado do Mucoso, no município de Cambambe, Cuanza-Norte.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do grupo, Su Guang Yong, que prestou a informação à imprensa, o investimento será implementado num prazo de 20 anos.
O contrato de concessão foi hoje, terça-feira, assinado, em Ndalatando, com a Unidade de Gestão dos Perímetros Irrigados do Cuanza-Norte, em representação do Governo Provincial.
O mesmo prevê a criação de mil postos de trabalho directos, na área da agricultura e criação de animais.
O projecto, cujo arranque está previsto para finais deste mês de Outubro, prevê a produção de legumes, frutas, cana-de-açúcar e criação de animais, numa área de 580 hectares.
O grupo chinês vai, igualmente, apoiar financeiramente, com inputs agrícolas e formação as famílias camponesas das áreas envolventes do projecto, a fim de aumentar a produção, que poderão vender à empresa.
A assinatura do contrato foi testemunhada pelo governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, que destacou o impacto do investimento no desenvolvimento da província, apoio à agricultura familiar e geração de empregos.
O governante manifestou a abertura do governo local para acolher mais investimentos privados para a região, sobretudo, nas áreas da agricultura, minério e turismo.
Salientou que o governo está a trabalhar na atração de mais investidores, com vista a mudar o actual quadro produtivo da província e do país, no âmbito da diversificação económica e redução das exportações.
O governador reiterou o desejo de contar com o capital e recursos humanos e tecnológicos da China, para promover o desenvolvimento local.