Mercados. Ações globais caem, petróleo ganha mais com conflito no Oriente Médio

Data:

As ações globais caíram com a queda generalizada dos índices de ações europeus e asiáticos na quinta-feira, enquanto os preços do petróleo subiram ainda mais à medida que os mercados avaliavam o risco de um conflito crescente no Oriente Médio.

As ações da zona do euro caíram 0,8%, com os investidores digerindo dados fracos da pesquisa de atividade empresarial do bloco, enquanto o índice MSCI para todos os países também caiu 0,2%.

As ações da Ásia-Pacífico, fora do Japão, caíram 1%, em grande parte devido à queda das ações de Hong Kong após uma forte alta, enquanto vários mercados, incluindo a China continental e a Coreia do Sul, ficaram fechados no dia.

O Nikkei do Japão contrariou a tendência, subindo 2% depois que o recém-eleito primeiro-ministro do país, Shigeru Ishiba, disse que não era hora de aumentar as taxas após se reunir com o governador do banco central, Kazuo Ueda. O membro do conselho do Banco do Japão, Asahi Noguchi, disse mais tarde que as taxas aumentariam cautelosamente e lentamente.

Os futuros do Nasdaq caíram 0,5% e os futuros do S&P caíram 0,4%.

As tensões geopolíticas aumentaram depois que Israel bombardeou Beirute na manhã de quinta-feira, após um ano de confrontos com o Hezbollah apoiado pelo Irã.

Os preços do petróleo subiram na quinta-feira, à medida que aumentavam as preocupações de que o conflito poderia interromper o fluxo de petróleo bruto da principal região exportadora, ofuscando uma perspectiva mais forte de oferta global.

Os contratos futuros do Brent e do petróleo bruto dos EUA ganharam cerca de USD 1 cada e subiram para USD 71,11 e USD 74,83, respectivamente.

“O petróleo teve uma boa semana. Mas no contexto, você está olhando para níveis baixos de 70 versus níveis de verão na casa dos 80. Então, não acho que haja um sinal do mercado para dizer, prepare-se para uma grande escalada… Mas é uma situação volátil”, disse Eren Osman, diretor administrativo de gestão de patrimônio da Arbuthnot Latham.

FLUXOS DE PORTO SEGURO SOMADOS

Os fluxos de refúgio seguro no mercado mais amplo foram silenciados até agora. O ouro spot caiu 0,5% no dia para USD 2.644,99, mas permaneceu perto de uma alta recorde.

Os rendimentos do Tesouro subiram na quarta-feira após um forte relatório de folhas de pagamento privadas ter somado evidências de um mercado de trabalho saudável nos EUA, diminuindo o risco de uma grande queda nos dados de folhas de pagamento não agrícolas de sexta-feira.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos ficaram pouco alterados na quinta-feira, em 3,6539%, enquanto os rendimentos dos títulos de 10 anos ficaram em 3,8056%.

Os mercados sugerem uma chance de 35% de o Fed cortar as taxas de juros em mais 50 pontos-base em novembro, em comparação com quase 60% na semana passada, e têm cerca de 70 pontos-base de flexibilização precificada até o final do ano.

Em termos de moedas, o euro ficou praticamente estável em USD 1,1038, e não muito longe da mínima de quarta-feira de USD 1,10325, um nível visto pela última vez em 12 de setembro, enquanto o índice do dólar americano ganhou 0,2%, para 101,88.

A libra esterlina caiu 1,1%, para USD 1,3115, depois que o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse ao jornal Guardian que o banco central poderia se tornar “um pouco mais agressivo” nos cortes de juros se a inflação continuasse diminuindo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados