O projecto de aceleração da diversificação económica e criação de novos postos de trabalho em Angola irá contar com apoio do Banco Mundial (BM), que tem disponível 300 milhões de dólares para financiar a implementação desta iniciativa do Governo angolano.
Segundo o director nacional para o ambiente de negócios do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Laércio Cândido, o respectivo projecto, a ser apresentado ao Banco Mundial no final do mês de Março, contempla quatro componentes: Melhoria do ambiente de negócios; Investimentos catalíticos para aceleração da diversificação económica; Financiamento e capacitação; assim como a Monitorização e avaliação de projectos.
O responsável, que falava esta terça-feira, no habitual briefing do MEP, avançou que a aprovação deste instrumento está prevista para Junho ou Julho, enquanto a sua implementação para Outubro deste ano. Para tal, o director assegurou que, a partir do mês de Março, o MEP irá promover acções de capacitação dos agentes públicos e trabalhar com os operadores, no sentido de se transmitir conhecimentos sobre as boas práticas até às zonas mais recônditas.
Na ocasião, Laércio Cândido referiu que o Banco Mundial está a procurar um novo indicador para avaliar as economias, cuja Angola consta da lista dos primeiros 40 países pilotos seleccionados.
sclareceu que a escolha do país pelo Banco Mundial deveu-se às reformas económicas que o Governo angolano tem implementado nos últimos cinco anos, com vista a melhoria do ambiente de negócios em Angola.