Standard Bank Group da África do Sul é o maior banco do continente africano, possui um capital de nível 1 de quase 13 mil milhões USD.
O Banco de Fomento Angola (BFA) é a instituição bancária angolana mais bem posicionada no ranking dos 100 principais bancos africanos em 2024, segundo a ‘African Business Magazine’, que faz referência aos dados do Banker’s Almanac.
No conjunto dos 100 melhores bancos em 2024, o BFA ocupa a trigésima nona (39º) posição. Subiu 17 lugares no ranking, comparativamente a 2023, na qual foi a quinquagésima sexta (56ª) instituição bancária no continente.
A posição do BFA, de acordo com dados obtidos, reside no facto de ter um capital de nível 1 avaliado em 681 milhões USD; activos totais no valor de 5 milhões USD e lucros/ prejuízos líquidos cifrados em 278 milhões USD.
Apesar de ser dominante no sistema bancário nacional, no qual assume a preponderância, o Banco Angolano de Investimentos (BAI) ficou numa posição secundária a nível continental em relação ao BFA. É o quinquagésimo (50º) melhor banco de África. Ascendeu três lugares na classificação do ‘African Business’, relativamente a 2023 (53º).
Quanto ao BAI, segundo a mesma fonte, o capital de nível 1 está avaliado em 533 milhões USD; activos totais 5 milhões USD e lucros/prejuízos líquidos 241 milhões USD.
O BIC é o terceiro banco angolano listado no grupo dos 100 melhores, embora tenha descido 16 lugares no ranking em 2024. Saiu da trigésima sétima (37ª) para a quinquagésima terceira (53ª) posição, como se pôde constatar nos dados disponibilizados pelo Banker’s Almanac.
Relativamente ao BIC, banco que mais concede crédito à economia, o valor do capital de nível 1 está cifrado em 493 milhões USD; activos totais 3 milhões USD e lucros/ prejuízos líquidos 71 milhões USD.
A novidade no último ranking da ‘African Business Magazine’ é o Banco de Poupança e Crédito (BPC) que ficou na sexagésima segunda posição (62ª).
O capital de nível 1 do BPC tem um valor de 413 milhões USD; activos totais 3 milhões USD e lucros/prejuízos líquidos -238 milhões USD.
“Apenas dois bancos no ranking deste ano foram deficitários: Absa Bank do Gana com os resultados de Dezembro de 2022; e o Banco de Poupança e Crédito de Angola que está abaixo de três bancos deficitários no ranking de 2023”, avançou a ‘African Business Magazine’.
O Standard Bank Group da África do Sul é o maior banco do continente africano, possui um capital de nível 1 de quase 13 mil milhões USD, seguido pelo Banco Nacional do Egipto com 7,5 mil milhões USD. O Attijariwafa Bank de Marrocos é o terceiro no ranking (6 mil milhões USD).
O capital de nível 1 é composto por património líquido e lucros acumulados (capital + reservas + lucros acumulados + participações minoritárias).
“Os números são baseados nos últimos resultados financeiros (capital, activos e lucros) no momento da pesquisa, que os bancos publicam em moedas locais. A equipe de pesquisa converte os resultados em dólares americanos ($), usando as taxas de câmbio na data dos resultados (ou em 31 de dezembro)”, esclareceu a ‘African Business Magazine’.