Os Activos do sector de seguros no país cresceram de 511 752 milhões de kwanzas, em 2022, para Kz 750 962 milhões, em 2023, um aumento de 47 por cento. fez saber esta quarta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), César Marcelino.
A informação foi prestada esta quarta-feira, em Luanda, pelo director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico (GEPE) da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), César Marcelino, por ocasião da apresentação do relatório de mercado do sector, referente ao ano transacto.
O responsável sublinhou que o crescimento dos activos foi impulsionado principalmente pelo aumento dos depósitos e dos investimentos, que cresceram 85,7% e 38,7%, respectivamente.
Quanto à Estrutura da Carteira de Investimentos, César Marcelino fez saber que os depósitos estão fixados em 35%, os títulos de rendimento fixo 27%, títulos de rendimento variável 19%, título de rendimento imóveis 19% e outros 0,2%.O
O sector de fundos de pensões em Angola conta com 38 fundos, sendo 29 fechados e 9 abertos.
De acordo com o relatório apresentado por César Marcelino, em 2023, o valor dos fundos geridos cresceu 28%, atingindo1,1 biliões de Kwanzas.
Fez saber que os fundos fechados representam 97% dos montantes geridos totais, tendo a ENSA Seguros como a entidade gestora com maior peso, gerindo 41% dos montantes.
O sector petrolífero, disse, é o que possui o maior número de fundos de pensões, com 9 fundos constituídos.
Em termos de prémios, foram entregues 144 456 milhões de kwanzas, e Kz 12 904 milhões em remuneração dos mediadores
Em 2023, continuou, o sector de seguros contou com 23 empresas de seguros, sendo uma de capital público (ENSA).
Entre as 23 empresas de seguros, 18 exploram de forma cumulativa o ramo vida e o ramo não vida, sendo que 5 exploram única e exclusivamente o ramo não vida.
O sector de seguros emprega mais de 2.926 trabalhadores.
A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros é a autoridade nacional, sob tutela do Ministério das Finanças, responsável pela regulação e supervisão, da actividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e respectivas entidades gestoras e da mediação de seguros.
A ARSEG tem por missão assegurar o bom funcionamento desse mercado, de forma a contribuir para a garantia da protecção dos tomadores de seguro, pessoas seguras, participantes e beneficiários.