A AIAAN Temporary Operator (ATO) e o Gabinete Operacional do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (GONAIL) fizeram, no último sábado, uma simulação operacional para testar a segurança, eficiência e atendimento do Aeroporto Dr. António Agostinho Neto.
O início das actividades de passageiros do Aeroporto Dr.António Agostinho Neto está prevista para o último trimestre deste ano.
Segundo uma publicação do Ministério dos Transportes que o JA Online teve acesso, esta actividade é parte de um programa contínuo que envolveu mais de 500 voluntários e incluiu a participação de várias companhias aéreas.
O objectivo foi avaliar a prontidão dos procedimentos de passageiros e testar a interoperabilidade dos sistemas tecnológicos do aeroporto para assegurar a conformidade com as melhores práticas internacionais de segurança e “ground handling”.
A companhia de bandeira nacional fez o serviço especial FNLU/NBJ/FNLU, com a aeronave Boeing 737-700, e descolou às 9h00 do Aeroporto Internacional de Luanda (4 de Fevereiro) para aterrar às 9h30 no AIAAN, com 85 passageiros a bordo (colaboradores TAAG e convidados institucionais), que após o desembarque passaram pelo fluxo de transferência e retornaram ao avião em direcção ao AIL.
Localizado no município de Icolo e Bengo, em Luanda, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que custou cerca de três mil milhões de dólares, começou a operar, numa primeira fase, voos de carga.
A infra-estrutura tem capacidade para 15 milhões de passageiros por ano.