INSS e Yango promovem adesão de motoristas de transporte privado ao sistema de protecção social

Data:

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e a Yango promoveram hoje, em Luanda, uma campanha de adesão de motoristas de transporte privado ao sistema de protecção social. Durante o seminário “Conectando Motoristas à Segurança Social”, centenas de motoristas que trabalham com o aplicativo da Yango registaram-se no INSS como trabalhadores por conta própria. 

Com o objectivo de incentivar a protecção social obrigatória entre os motoristas de transporte privado, o INSS e a Yango, conhecido serviço de transporte por aplicativo, parte da empresa global de tecnologia Grupo Yango, juntaram hoje forças numa acção que resultou na inscrição de centenas de motoristas como trabalhadores por conta própria. 

Durante o seminário “Conectando Motoristas à Segurança Social”, os trabalhadores foram informados sobre os benefícios que o INSS lhes oferece com a adesão, entre os quais a protecção na invalidez, doença, na velhice e na maternidade e a uma renda após a aposentadoria. No caso de morte, os familiares dos assegurados também poderão receber um subsídio por parte do INSS. 

A acção de hoje resultou de um protocolo que o Serviço Provincial de Luanda do INSS e a Yango assinaram recentemente para garantir a protecção de todos os profissionais e das suas famílias através do sistema de segurança social. Esta parceria inclui a realização conjunta de acções de consciencialização, formação e inscrição, como a que ocorreu hoje no Cine Atlântico.  

Para Ivan Mugimbo, Director-Geral para a Yango em Angola, “esta relação institucional com o INSS marca uma nova fase para os motoristas parceiros da Yango, uma vez que promove tranquilidade e protecção para eles e para as suas famílias. O protocolo que assinámos vai também fomentar uma cultura de segurança social entre a comunidade de motoristas, importantíssima para que possam crescer e planear um futuro seguro”. 

Por outro lado, Blanche Chendovava, Chefe do Serviço Provincial de Luanda do Instituto Nacional de Segurança Social, salientou “Os motoristas que não estão enquadrados no sistema de protecção social obrigatório representam um peso para o Estado. Fora do sistema, estão sujeitos à precariedade. Esta iniciativa com a Yango visa inscrevê-los no regime de trabalhador por conta própria, garantindo protecção em casos de invalidez, doença, velhice, maternidade e acidentes de trabalho.”

Jaime José Tavares, motorista de transporte por aplicativo há cinco anos, declarou que “ter a segurança social faz toda a diferença. Cadastrar-me nela significa garantir estabilidade para os próximos 40 ou 50 anos. Não hesitei em aproveitar essa oportunidade e estou comprometido em contribuir.” O motorista comentou ainda que: “a segurança social tem muitas vantagens essenciais, como seguro de saúde, apoio em caso de perda familiar, benefícios para o funeral e pensão para crianças. Esses benefícios garantem estabilidade futura. Apelo a todo mundo a abraçar a causa, é coisa séria e é do Estado.”

Depois deste seminário, todos os novos motoristas poderão se cadastrar no INSS directamente nos escritórios da Yango que actualmente é a única tecnológica de mobilidade detentora de tal acordo com o INSS. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...