Mais de 300 profissionais da Arquitectura e Design reuniram-se nos dias 19 e 20 deste mês, em Luanda, para pensar como integrar a cultura e os valores angolanos no seu trabalho, valorizando o património e a criatividade nacionais. Organizado pela The Creative Hub, o evento “Crafting Change 2 – Renascimento do Design em África” teve o apoio da Nutry, a marca de sumos da Refriango.
No último fim-de-semana, a iniciativa “Crafting Change 2 – Renascimento do Design em África” transformou Luanda no centro do design africano. Durante dois dias, cerca de 300 arquitectos, designers e artistas discutiram como promover a excelência africana no sector criativo, artístico e multimédia. Na segunda edição desta iniciativa, a Nutry aliou-se ao laboratório The Creative Hub para valorizar o talento e a criatividade nacionais, e impulsionar a criação de uma comunidade criativa que transcenda fronteiras.
Durante todo o fim-de-semana, cerca de 300 criativos participaram em palestras conduzidas por referências nacionais e internacionais desta área, entre eles os arquitectos angolanos Maria João Teles Grilo e Juary Saraiva, a designer de moda Alda Duarte e o arquitecto e designer nigeriano Chales O Jobs, umas das referências do design a nível mundial. Os participantes também assistiram à projecção de cinema africano conceptual, numa parceria da The Creative Hub com a produtora angolana Geração 80.
“Crafting Change 2” abriu ainda as portas a “Renaissance”, uma mostra com o melhor do design angolano e africano, e reservou um espaço para o impacto social da The Creative Hub. Numa exposição especial, o laboratório criativo retratou o trabalho de designers e arquitectos angolanos na reabilitação de uma escola na província do Huambo e na construção de um centro de pesquisa de materiais para desenvolvimento de soluções sustentáveis a nível local. Esta equipa está em Angola ao abrigo de uma residência promovida pela Creative Hub.
Segundo Iselene Augusto, Coordenadora do The Creative Hub, “a parceria entre The Creative Hub e a Nutry foi fundamental para este evento, uma vez que ambos” partilham“ os valores de excelência, sustentabilidade e preservação cultural” e acreditam “na importância de transferir conhecimento para desenvolver a nossa sociedade com base em recursos 100% angolanos.”
Para a responsável, “este projecto de impacto social em específico, alinha-se totalmente com o tema do Crafting Change”. “Para além de promovermos o crescimento intelectual e a construção de uma comunidade criativa de África para o mundo, vincamos a nossa acção no que chamamos de activação sustentável, um conceito que promove um posicionamento mais humano, ecológico e sustentável das áreas do design e da arquitectura”.
“O que é bom vem de dentro”, reafirma, por seu lado, David Moisés. Como indica o Gestor de Categoria de Bebidas Não Alcoólicas da Refriango, “este lema que a Nutry assumiu é mais do que nada um compromisso.” “Sabemos que a nova geração de artistas e designers nacionais pode alcançar o sucesso dentro e fora do país com uma narrativa própria, fomentando a criatividade angolana e africana. A Nutry, como marca líder que valoriza a naturalidade, a sustentabilidade e o estilo de vida saudável, aliou-se naturalmente à The Creative Hub nesta missão de inspirar e educar através do design e da cultura”, comentou.
A iniciativa “Crafting Change” surgiu no ano passado, em Luanda. Na primeira edição, o projecto The Creative Hub reuniu centenas de profissionais em torno de temas como como “Limitações de Recursos e Formação de Design”, “Transformação de Materiais e Melhoria de Qualidade” e “Processos Made in África.”