A revista Economia e Mercado realiza, a 17 de Julho, quarta-feira, às 08h30, a quarta Conferência E&M sobre Economia Azul. O evento terá lugar no hotel Epic Sana, Luanda, onde especialistas farão a “Avaliação da Estratégia Nacional para o Mar, dois anos depois”.
Com o objectivo de discutir e explorar temas relacionados à implementação da Estratégia Nacional para o Mar de Angola 2030 (ENMA), a revista Economia e Mercado organiza a quarta edição da Conferência sobre Economia Azul. O fórum vai reunir peritos para debater os desafios e as oportunidades da Economia Azul, e partilhar experiências e estratégias que impulsionem o crescimento sustentável dos recursos marítimos.
O evento conta com duas mesas-redondas: “Diversificação Económica e o Cluster do Mar. Que caminhos no âmbito da ENMA?” e “Blue Bonds, Produção Pesqueira e Sustentabilidade dos Recursos Marinhos”.
Nestes fóruns, os especialistas farão um diagnóstico da ENMA, lançada há dois anos para melhorar o bem-estar social e reconhecer economicamente o espaço marítimo e os seus recursos naturais. A estratégia pretende incentivar a pesca continental e aquicultura, ligando o PLANAPESCA à diversificação económica nacional.
Como base, a conferência sobre Economia Azul parte do pressuposto que o mar pode representar um crescimento considerável a médio e longo prazo, com estimativas a indicarem para um acréscimo de 23% no Produto Interno Bruto (PIB), 18% no emprego e uma diminuição de até 10% nas emissões de CO2.
Entre os especialistas convidados estarão Tânia Barreto, Directora Nacional dos Assuntos do Mar e Recursos Marinhos; António Onde, Director Nacional Aquicultura; ou Miguel Rodrigues de Andrade, Gestor de Desenvolvimento de Negócios da FAMAR.
Cármen do Sacramento Neto, Ministra das Pescas e dos Recursos Marinhos, fará a abertura do evento, ao passo que o encerramento está a cargo do Ricardo Viegas de Abreu, Ministro dos Transportes.