Período pré-pandemia: Indústria transformadora em Angola alcançou uma média de 6,5% do PIB

Data:

Segundo o Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola 2025, ao longo da última década, a indústria transformadora tem vindo a aumentar a sua contribuição para a economia angolana, tendo alcançado uma média de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB), nos três anos que antecederam 2019.

Neste período, este sector foi superado pela extracção e refinação do petróleo bruto e gás natural, assim como da construção, com 23,9% e 12,2%, respectivamente.

Sem precisar o número exacto de unidades industriais que o país possui, o director-geral adjunto do IDIIA apontou o sector alimentar e das bebidas como as áreas que mais se destacam em termos de crescimento.

Tutelado pelo Ministério da Indústria e Comércio, o Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola é responsável pela execução da política do Executivo no domínio do fomento da actividade industrial no país, visando a promoção de pólos de desenvolvimento industrial e captação de investimento privado.

Entre os pólos de desenvolvimento industriais existentes em Angola, destaca-se o Pólo de Desenvolvimento Industrial (PDI) de Viana (Luanda), o maior e mais antigo do país, PDI da Catumbela (Benguela), Fútila (Cabinda), Caála (Huambo), Lucala (Cuanza Norte), Malanje, Negage (Uíge), Soyo (Zaire), entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

“Fuckin’ Globo” é o grande vencedor da 4ª edição do DocLuanda 2025

Documentário distinguiu-se da concorrência por sua "originalidade" e leva...

Artista moçambicana retrata vivências ocultas das águas de Luanda

Rotina laboral, dramas socioeconómicos e políticos dos homens do...

“Pecadores” estreia em IMAX no ZAP Cinemas

O ZAP Cinemas estreia esta sexta-feira, 18 de Abril,...