Warren Buffett investiu USD 58 bilhões em títulos do Tesouro no ano passado e espera adicionar mais dezenas de bilhões até o final de 2024

Data:

Há um investimento em que Buffett vem acumulando dinheiro durante o ano passado, no entanto. A posição da Berkshire em títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo aumentou em mais de USD 58 bilhões no ano passado, à medida que Buffett financia novas compras com vendas de ações e fluxos de caixa do negócio principal da Berkshire. E ele disse que espera adicionar outros USD 11 bilhões no segundo trimestre.

Buffett é conhecido como um investidor de longo prazo. Ele é famoso por ter dito que “nosso período de manutenção favorito é para sempre” quando se trata de suas melhores ideias de investimento para a Berkshire. Mas nem todo investimento deve ser mantido para sempre.

De fato, Buffett vê os Treasuries de curto prazo como o melhor lugar para manter o excesso de caixa enquanto ele procura boas oportunidades de investimento de longo prazo. Praticamente todo o dinheiro da Berkshire é investido em títulos do Tesouro que vencem em um ano, a maioria em seis meses.

Buffett explica por que insiste em manter fundos em títulos públicos de curto prazo em todos os relatórios trimestrais. “Continuamos a acreditar que a manutenção de ampla liquidez é fundamental e insistimos na segurança em relação ao rendimento no que diz respeito aos investimentos de curto prazo”, escreveu ele no comunicado de resultados do primeiro trimestre da Berkshire.

Por enquanto, ele está obtendo segurança e rendimento. Os títulos do Tesouro com vencimento em seis meses rendem cerca de 5,3%, no momento em que este artigo foi escrito, mais de um ponto percentual a mais do que a nota do Tesouro de 10 anos. Esse não é normalmente o caso. A curva de rendimento invertida é o resultado das expectativas de que o Federal Reserve reduzirá as taxas nos próximos anos.

Buffett nem sempre foi um defensor ferrenho dos títulos governamentais de curto prazo. É uma lição aprendida com a experiência. Ele comprou títulos públicos de longo prazo na década de 1970 e mais tarde sentiu o impacto da inflação no investimento. “Foi um erro comprar títulos de quinze anos, mas o fizemos”, escreveu ele em sua carta aos acionistas em 1979. “Cometemos um erro ainda mais grave ao não vendê-los (com prejuízo, se necessário) quando as nossas opiniões actuais começaram a cristalizar-se.”

Ele preferiria muito mais pegar um rendimento menor e deixar o título atingir o vencimento, então reinvestir os rendimentos a taxas de mercado, do que apostar onde as taxas de juros estarão durante os próximos 15 anos. O fato de que os títulos de curto prazo atualmente rendem mais de 5% é apenas a cereja do bolo. Na reunião anual de acionistas da Berkshire de 2024, Buffett disse que ainda estaria sentado em Treasuries de curto prazo, mesmo que os rendimentos fossem de 1%.

Durante seus comentários de abertura na reunião de acionistas da Berkshire Hathaway em maio, Buffett previu que o caixa e as participações em Treasury da empresa ultrapassarão US$ 200 bilhões até o final do segundo trimestre. Isso é um aumento de USD 11 bilhões em relação ao final do último trimestre.

“Gostaríamos de gastá-lo, mas não o faremos a menos que pensemos que estamos fazendo algo que tem muito pouco risco e pode nos render muito dinheiro”, disse ele.

Isso é difícil de encontrar, especialmente porque “muito dinheiro” agora é muito diferente para a Berkshire do que costumava ser — seu valor de mercado aumentou para quase US$ 900 bilhões. “Restam apenas um punhado de empresas neste país capazes de realmente mover a agulha na Berkshire”, Buffett escreveu em sua carta mais recente aos acionistas. E ele não vai comprar uma a menos que tenha um preço atraente e uma margem de segurança.

Buffett conseguiu adicionar pequenas quantidades de alguns negócios importantes no ano passado. Mais recentemente, ele adquiriu uma grande participação na Chubb , a seguradora. Ele continua a aumentar sua participação na Occidental Petroleum . E a Berkshire também está comprando grandes quantidades da Liberty SiriusXM antes de sua fusão com a Sirius XM no final deste ano.

Leia a matéria completa aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...