Temilade Openiyi, popularmente conhecida como Tems, na noite de domingo conquistou seu primeiro prémio Grammy. Tems, que apareceu ao lado de Drake em ‘Wait for You’, com Future, levou para casa o prémio de Melhor Performance Melódica de Rap. A música também foi indicada ao prêmio de Melhor Canção de Rap.
Tems agora se junta a Sade Adu, a cantora nigeriana-britânica como as artistas femininas que levaram para casa o Grammy. Sade levou para casa o prémio Grammy em 1986, quando emergiu como a vencedora do prémio de Melhor Artista Revelação.
Burna Boy, que também tem um prémio Grammy em sua estante, perdeu as duas indicações em que participou. Seu álbum ‘Love Damini’ e sua música ‘Last Last’ foram indicados para Melhor os prémios de Álbum, Música Global e Melhor Performance de Música Global, respectivamente.
Os vencedores dessas categorias, respectivamente, foram o músico japonês Masa Takumi por seu álbum ‘Sakura’ e ‘Bayethe’ de Wouter Kellerman, Zakes Bantwini e Nomcebo Zikode.
O Grammy há muito tem seduzido os principais artistas nigerianos, mas em 2021, quando Burna Boy levou para casa o prémio de Melhor Álbum de Música Global por seu álbum Twice as Tall, mais artistas se esforçaram para conquistar o gramofone de ouro. Com a vitória de Tems, os nigerianos foram às mídias sociais para expressar a esperança de que realmente seja a hora dos Afrobeats.