Os usuários da rede Multicaixa movimentaram nos primeiros cinco meses de 2024, um total de 12,9 biliões de kwanzas, um crescimento de 47% em relação ao período homologo de 2023, segundo avançou o consórcio de bancos que gere a rede, Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Deste montante, a EMIS diz que apenas 15% deste valor foi levantamento de numerário, o que evidencia a alta transacionalidade eletrónica entre os angolanos.
Com base nas tendências divulgadas, o consórcio prevê que o volume transaccionado alcance os 35 bilhões de kwanzas até final do presente ano.
A EMIS diz ainda na sua nota que o Sistema de Transferências a Crédito (STC) transaccionou 5,7 biliões de kwanzas, com uma previsão de atingir 15 biliões Kz até final de 2024.
Quando ao KWiK, a Empresa Interbancária de Serviços diz que novo instrumento de pagamento, tem crescido sustentadamente, acelerando a inclusão financeira no País.
“O volume processado pela rede multicaixa está a aproximar-se de 100% do PIB Não Petrolífero, demonstrando a crescente confiança nas novas tecnologias de pagamento em Angola”, revela a EMIS.