Prémios Tigra Nova Garra premeia jovens e projectos de impacto

Data:

A 4ª edição dos Prémios Tigra Nova Garra reconheceu, no sábado, a garra, inovação e talento de oito jovens angolanos que lideram projectos de alto impacto na sociedade, ciência, cultura e desporto. Numa gala emotiva no Centro de Convenções de Talatona, os premiados desta iniciativa da Refriango mostraram, uma vez mais, que a juventude angolana é o grande motor do desenvolvimento sustentável do país.

Pelo quarto ano consecutivo, os jovens angolanos brilharam na grande gala dos Prémios Tigra Nova Garra. A iniciativa da Refriango premiou oito jovens com projectos relevantes em vários domínios, e que são a prova viva da criatividade, resiliência e determinação de quem assume nas mãos o futuro do país.

Este ano, na categoria de Meio Ambiente e Serviço Público, o vencedor foi Edgar Faxa, engenheiro agrónomo e especialista ambiental e social do PDAC (Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial). O PDAC existe há quatros anos e até à data formou e capacitou mais de 1500 jovens.

Em Saúde, o prémio foi para Délcio Arsénio, estudante de odontologia e fundador do projecto Identidade, que oferece tratamento odontológico gratuito para comunidades carentes. Desde 2020, o projecto realizou mais de quinze mil consultas gratuitas em Luanda e Bengo, foram doados mais de três mil kits de higiene oral para crianças e adultos e cerca de dois mil tratamentos dentários gratuitos.

Adilson Gonçalves destacou-se em Educação. O público e o júri reconheceram o trabalho do professor de língua portuguesa com o projecto social Biblioteca Contr’Ignorância, do qual é membro.  Ao longo desses 3 anos de existência, os serviços da Biblioteca terão beneficiado mais de 1.200 pessoas, através das diferentes aulas, oficinas diversas, conto de estórias e encontro de clubes de leitura com mais de 15 edições, mesas redondas, palestras e debates.

A fera da Música foi Angelina Canguenha. A qualidade do trabalho musical da premiada conquistou a quarta edição dos Prémios Tigra Nova Garra. Proveniente da Província da Huila, Angelina é lider do grupo Angie & Banda. Destaca-se no Jazz, especialmente em performances na cidade do Lubango, interpretando clássicos de artistas como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, além de composições afro-jazz de artistas angolanos.

A proposta disruptiva e inovadora de Gegé M’bakudi valeu ao artista visual o prémio da categoria Artes. É um artista plástico que se expandiu para o universo audiovisual e desde então tem exibido o seu trabalho em exposições e eventos culturais. Em 2020, ganhou destaque no concurso “Plasticamente Arte”.

O engenheiro informático Paciência Muienga arrebatou a categoria de Ciência & Tecnologia & Mundo Digital, com o projecto SIDT (Sistema Inteligente de Detecção de Tuberculose), onde desenvolve soluções inovadoras como automatização e precisão, acesso ampliado e equidade, redução da carga de trabalho. Este sistema também é capaz de identificar sinais de tuberculose em estágios iniciais, facilitando um tratamento mais rápido e eficaz. É uma ferramenta poderosa e eficiente para melhorar o diagnóstico da tuberculose em Angola, e para promover um atendimento de saúde mais rápido, preciso e acessível.

Por fim, a atleta angolana que venceu o sprint da categoria de Desporto, foi Sina Teresa, professora de educação física e líder do projecto FISIOFITNESS, e que se sagrou recentemente campeã nacional de fisiculturismo.

A “fera” de cada categoria recebeu o valor de 1 milhão de kwanzas e vai participar na 4ª edição do bootcamp Tigra Cubs, uma imersão multidisciplinar que terá a duração de 2 dias, onde os jovens serão desafiados a pensar de forma crítica e a propor soluções inovadoras para problemas reais da sociedade civil e do mundo. Terão acesso a mentores experientes, workshops práticos e a uma rede de contactos

que os ajudará a transformar suas ideias em ações concretas. O bootcamp Tigra Cubs será nos próximos dias 06 e 07 de Julho.

Como já é regra nos Prémios Tigra Nova Garra, o júri reconheceu um dos nomeados mais destacados desta edição com o prémio “Eu Sou Fera”, no valor de 500 mil kwanzas. Desta vez, o prémio honorífico foi entregue a Erik Barros, campeão mundial e africano de jiu-jitsu em 2023 e um dos expoentes angolanos desta modalidade. Erik encontra-se nesta altura a competir no campeonato mundial de jiu-jitsu IBJJF 2024.

Para encontrar o vencedor de cada uma das categorias dos Prémios Tigra Nova Garra: o público contribuiu com 50% da decisão, através do voto no canal de Youtube da Tigra, e os jurados com os restantes 50%.

Esta edição foi marcada pela estreia de Kâmia Madeira como jurada da categoria Educação. Completaram o corpo de jurados: Ludmila Rangel, no sector de Saúde; Iliandra Baptista, em Meio Ambiente; Mehak Vieira, nas Artes; Walter Lobão, em Desporto; Mauro Sérgio, em Ciência & Tecnologia & Mundo Digital; e Tri Chu (Hélio Santos), na categoria de Música. Todos os jurados referiram nas suas intervenções em palco, a importância que a consistência do projecto tem demonstrado, o que eleva o acesso a mais projectos e a projectos de maior qualidade.

“É sempre com muita emoção e orgulho que assistimos a esta demonstração talento, de garra, determinação e força de vontade de jovens angolanos excepcionais”, comentou Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango. “A juventude tem uma forma única de interpretar o que a rodeia, e esse pensamento disruptivo é o que transforma o mundo. Tanto os premiados, como todos os nomeados da quarta edição dos Prémios Tigra Nova Garra têm essa capacidade única de oferecerem o seu talento, conhecimento e tempo em prol dos outros, ajudando a construir um futuro mais inclusivo no qual a cultura, desporto, ciência, saúde e tecnologia são a força motriz do desenvolvimento sustentável do país. Continuaremos a acompanhá-los no seu percurso profissional e a incentivá-los a perseverar, mantendo acesa a paixão pelo que fazem e o amor pela comunidade. Mais que uma missão, esta é uma responsabilidade que Tigra e a Refriango assumem com muita honra e carinho”, comentou.

Os Prémios Tigra Nova Garra foram criados em 2021, no âmbito do plano de responsabilidade social da Refriango. Com o fim de premiar e elevar os jovens talentos nacionais que marcam a diferença em áreas essenciais para o desenvolvimento do país e do bem-estar da sociedade angolana, a iniciativa reafirma a missão da Tigra de ser facilitadora da vida dos jovens angolanos e de impulsionar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O público em geral poderá acompanhar a exibição da Gala na sua íntegra, esta quarta-feira dia 05 de Junho, no canal público de televisão angolana – TPA e no sábado, 8 no mesmo canal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

BNA aprova Plano de Recapitalização e Reestruturação do banco SOL

O plano inclui o encerramento ou fusão de agências,...

Dubai abre portas para investimentos e parcerias com empresários angolanos

Presidente da "Dubai Chamber" diz que volumes de trocas...

FADA simplifica processo de aquisição de crédito para abranger pequenos agricultores

Os agricultores que necessitam de microcréditos para o arranque...

Welwítschia assinala o dia mundial da luta contra a malária sob o mote “Educar é prevenir”

Em parceria com a Associação Semana Rosa, a Welwítschia,...