O Multicaixa Express está a impulsionar os movimentos com cartões, com um volume de 2,5 biliões de kwanzas, no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 83,9 por cento, em relação ao mesmo período de 2023.
O levantamento foi feito com base nos dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) que demonstra ainda um cenário positivo com as transacções nos Multicaixas Express, em Abril, registando um crescimento de 102,6 por cento, em relação ao período homólogo, com um total de 909,4 mil milhões de kwanzas movimentados.
Cinco anos depois do seu lançamento, em Abril de 2019, o serviço Multicaixa Express, que permite a efectivação de pagamentos de serviços e transferências de dinheiro entre os utilizadores sem a utilização de um cartão físico, registou no mês de Abril, cerca de 1,2 milhão de números válidos de utilizadores do serviço, com 846,9 contas activas.
Os dados do mercado revelados dão um forte indício de que com os avanços tecnológicos no país, a inovação e regulamentação segue uma trajectória de contínua evolução do sector de pagamentos ao longo dos últimos anos.
Segundo o Relatório Anual e Contas 2023, do Banco Nacional de Angola (BNA), o Sistema de Pagamentos de Angola (SPA), em 2023, registou 1.595 milhões de operações, no montante de 211,32 biliões de kwanzas, tendo as operações do Multicaixa se destacado, com uma quota de 98,35 por cento do total de operações processadas.
Dados mais recentes da EMIS apontam ainda que em conjunto, o valor de transacções com o Caixa Automático (CA), Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA), Host to Host (H2H) e Gateway de Pagamentos Online (GPO) registaram um aumento de 44,2 por cento, no primeiro trimestre, na comparação homóloga.
O valor movimentado com cartões multicaixa, no primeiro trimestre de 2024 foi de 7,3 biliões de kwanzas, quando registou cerca de 472,99 milhões de movimentos.