A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), efectuou alteração pontual na sua estrutura interna dos serviços executivos, com a criação do Departamento de Conduta que visa entre outras missões, promover a transparência no sector, lê-se num comunicado da instituição a que a revista Outside teve acesso.
O novo departamento vai garantir que as informações sobre os produtos e serviços de seguros e fundos de pensões sejam claras, completas e compreensíveis para todos os consumidores.
” Prevenir práticas abusivas, ao monitorar e combater práticas de venda enganosa, cobranças indevidas e outras acções que sejam prejudicais aos interesses dos consumidores”, lê-se na nota do órgão regulador do sector de seguros no país.
Por outra, a Agência pretende agilizar a resolução de possíveis conflitos, analisando e respondendo atempadamente às solicitações de intervenção nos processos de reclamação dos consumidores, buscando soluções justas e eficientes, sempre alinhadas às boas práticas e legislação vigente do mercado de seguros.
Ao departamento de conduta, cabe, também, monitorar o mercado, acompanhar de perto as práticas do sector, identificar tendências e implementar medidas preventivas para evitar problemas no futuro.
“Garantir o valor do cliente, assegurando que os consumidores recebam produtos e serviços que atendam às suas necessidades e expectativas, com preços justos e benefícios claros”, escreve a ARSEG, que pretende melhorar a experiência do cliente, no sentido de promover um atendimento de alta qualidade em todas as etapas da relação com empresas de seguros, sociedades gestoras de fundo de pensões e mediadores de seguros.