O VTB África, banco de origem russa, convocou os accionistas, para no dia 14 de Junho, discutirem e aprovarem um conjunto de documentos, entre aprovação do relatório e contas do ano de 2023, mas da agenda não constam o aumento de capital daquela instituição financeira, soube à Revista Outside.
Dos 23 bancos que operam no País, o VTB África é o único que até aqui não cumpriu com as exigências do Banco Nacional de Angola (BNA), de aumentar o seu capital social de 7,5 mil milhões de kwanzas para 15 mil milhões Kz.
Já se passaram sete meses, desde que o órgão regulador do sistema financeiro angolano, recomendou os bancos comerciais em ajustarem o seu capital social mínimo, e o VTB África continuar a actuar à margem do BNA.
No encontro do dia 14 de Junho, convocado pelo presidente da mesa da Assembleia Geral, Miguel António Chambole, os donos daquela instituição financeira aprovar o parecer do auditor externo sobre as demonstrações financeiras do banco sobre o exercício do ano passado.
São no total 10 pontos que constam da agenda de trabalho dos accionistas, sendo que um dos grandes temas do dia será a aprovação de alterações à composição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal do VTB África, S.A.
O banco VTB África Angola tem como accionistas maioritários VTB, PAO (Moscovo) e o antigo PCA da ENDIAMA, António Sumbula, com 50,1% e 49,9%, respectivamente.