O Director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, disse na sétima edição da apresentação do Anuário de media e Publicidade, que aconteceu em Luanda, que o seu pelouro está a trabalhar numa proposta que vai regularizar na Publicidade institucional do Estado.
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social traçou uma estratégia de médio e longo prazo para o mercado de publicidade, onde a Direcção Nacional de Publicidade definiu um conjunto de eixos fundamentais olhando para a realidade atual do mercado que apresenta inúmeras preocupações. Destas, consta o impacto negativo que os órgãos da administração do Estado proporcionam por incumprimento no pagamento das suas publicidade, sendo que têm condições para financiar as suas campanhas.
Desta forma, a Direção Nacional de Publicidade apresenta uma visão de regulamentação mista num futuro próximo, em que se congrega as normas básicas e a outra parcela é deixada para a auto regulação.
“O Estado não está, para asfixiar o mercado de publicidade, porque entendemos que pode colocar em causa a liberdade de criação “, completou o Director Nacional.
Ana Pereira, Directora do Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP) afirmou, por sua vez, que os critérios utilizados para a obtenção dos resultados do Anuário de media e Publicidade do ano de 2023, baseou-se no estudo de audiências onde se analisou o que os consumidores mais apreciam em termos de meios (Televisão, Rádio e imprensa) e outro critério, baseou-se na análise de investimento publicitário que as marcas e os anunciantes fazem em cada meio e suporte.
A sétima edição da apresentação do Anuário de media e Publicidade 2023 concluiu que:
Em termos de audiências de televisão, em primeiro lugar Zap novelas com 14,2%, segundo lugar Tv Zimbo com 12,8%, em terceiro Tpa1 com 8,6%.
Programas preferidos, em primeiro lugar Fala Angola com 12%, segundo A tarde é Nossa com 8,6%, em terceiro lugar, Momento da Blindada com 5,5%
Em audiências de Rádio, em primeiro lugar, Radio Luanda com 3,4%, em segundo lugar, Rádio Nacional 2% e em terceiro Rádio despertar com 1,9%
Locutor preferido em primeiro lugar, Jojo com 3,9%, em segundo, Paulo Miranda com 3,3% e em terceiro, Jorge Gomes com 2,2%