BCA encerrou 2023 com lucro de mais de 3,4 mil milhões Kz

Data:

O Banco Comercial Angola (BCA), segundo trechos do relatório e contas da instituição, publicados na edição do passado dia 29 de Abril do corrente ano, nas páginas do Jornal de Angola, a instituição financeira encerrou o ano de 2023 com lucros de pouco mais de 3,4 mil milhões de kwanzas, observou à Revista Outside.

Após exigência no ano passado do Banco Nacional de Angola, para o aumento do capital social da instituição fundada em 1997, o documento em posse desta revista aponta que os accionistas fizeram-no na ordem dos 22,5 mil milhões de kwanzas, ao contrário dos 7,5 mil milhões do período anterior a Outubro de 2023.

No ano transacto, a instituição financeira com sede no Edifício Kilamba, Marginal de Luanda, concedeu uma carteira de crédito aos seus clientes na ordem dos 810,7 milhões, contra os 315,3 milhões no ano de 2022.

Se em 2022 o total do passivo do BCA, rondava nos 59,5 mil milhões de kwanzas, em 2023, subiu para cerca de 100 mil milhões Kz.

O Banco Comercial Angolano, tem na sua estrutura accionistas alguns políticos e empresários, com destaque para França Van-Dúnem, Isaac dos Anjos, Marcolino José Carlos Moco, Dino Matrosse, Salomão Xirimbimbi. Em 2005, o BCA assinou um acordo de parceria com o banco sul africano ABSA BANK, no âmbito do qual o ABSA passou a deter 50% do capital social do Banco, mas a parceria terminou em 2009, tendo voltado a sua estrutura inicial.

Actualmente, o BCA opera com mais de 35 balcões, marcando presença em 11 províncias de Angola e contando com quatro ATM Centers do modelo T5 em diferentes localizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...