O Banco Nacional de Angola (BNA), regulador do sistema financeiro angolano, aplicou sanções a quatro instituições financeiras bancárias e outras duas as instituições não financeiras, lê-se num documento datado a 17 de Abril do presente ano, consultado pela Revista Outside.
Segundo a mesma nota estampada no site do Banco Nacional de Angola, com estas sanções, o regulador encaixou quatro milhões e 100 mil kwanzas para os seus cofres, mas sem, no entanto, revelar as instituições punidas.
As infracções das instituições financeiras bancárias, segundo a nota, estão relacionadas com o incumprimento das normas sobre a protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros; incumprimento das normas relativas à execução de operações em Moeda Nacional; incumprimento das normas sobre concessão de crédito ao Sector Real da Economia e incumprimento do dever de informação ao organismo de supervisão.
Quanto as duas instituições financeiras não bancárias, o BNA, através do seu departamento de regulação e organização do sistema financeiro, aponta que estas incorreram ao incumprimento das normas sobre o questionamento de auto avaliação.