Yolanda Carneiro Lá-Vieter, presidente da mesa da assembleia-geral da Global Seguros, convocou para 19 de Abril do presente mês, todos os accionistas, onde entre vários assuntos sobre a mesa será a discussão e aprovação do orçamento de 2024, uma proposta elaborada pelo Conselho de Administração de uma das maiores seguradoras do País, actualmente com capital social avaliado em cinco mil milhões e 749 milhões e 520 mil kwanzas.
A apreciação e deliberação do relatório sobre o Conselho de Administração, o balanço das contas em exercício, o parecer do Conselho Fiscal e de mais documentos sobre a prestação de contas, relativos ao ano de 2023, são alguns dos temas a serem abordados no encontro magno que irá contar com a presença dos donos daquela seguradora.
A prestação de informações aos accionistas sobre o ponto de situação da implementação e nível de execução do plano estratégico e do plano de financiamento da sociedade da Global Seguros, também consta da agenda de trabalho já anunciada.
A decorrer no 13.º andar do edifício Garden Towers, bairro do Alvalade, no dia 19 de Abril, os presentes no encontro vão ainda apreciar e votação a proposta de aumento do capital social da sociedade, a realizar na modalidade de novas entradas em dinheiro, com eventual entrada de novos accionistas. Actualmente o capital social da companhia é de 5 749 520 000 kwanzas.
Recorde-se que a Global é uma sociedade anónima, tendo sido constituída em 28 de Março de 2006 na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, com um capital social de 800 milhões Kz.
Segundo o relatório e contas de 2022, até ao quarto trimestre, a Global teve um total dos prémios brutos emitidos de 67 mil milhões de kwanzas, os custos com sinistros fixaram se em 25 mil milhões de Kwanzas, resultando numa taxa de sinistralidade de cerca de 29,65%. Até a data em causa, de acordo com o relatório “Principais Indicadores Trimestrais” do quarto trimestre emitido pela ARSEG, haviam sido emitidas 312 694 apólices.