O Banco de Fomento Angola (BFA) alterou, desde 1 de Março, a tarifa mensal de manutenção da conta corrente com gestor indicado para mil kwanzas, (aproximadamente 13.680 kwanzas anuais), incluindo o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).
Ao comparar as tabelas de taxas e despesas anuais cobradas pelos bancos sistémicos que actuam no mercado angolano, é possível observar que a taxa de manutenção de conta (valor pago mensalmente para manter a conta na instituição financeira) do BFA continua a ser 50% mais baixa do que, pelo menos, em relação aos 25.992 kwanzas cobrados pelo banco BIC.
No Standard Bank, as despesas anuais variam de 20.520 kwanzas (segmento Executive) a 68.400 kwanzas (segmento Affluent), enquanto nos balcões do Banco de Poupança e Crédito cobra-se cerca de 23.936 mil kwanzas.
Os Bancos de Comércio e Indústria (BCI), Angolano de Investimento (BAI) e Millenium Atlântico (BMA) oferecem as taxas mais baixas, com valores anuais de 7.542 kwanzas, 8.100 kwanzas e 12 mil kwanzas, respectivamente.
É importante ressaltar que, em certos bancos, a cobrança de comissão para manutenção de conta só é activada se o cliente preferir não ter um gestor dedicado para a sua conta.