A ACREP prorrogou por mais duas semanas o prazo de vigência da oferta pública global em curso, uma decisão aprovada pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), que implicará a permaneça em vigor até às 15h00 do dia 15 de Março de 2024 (podendo os investidores alterar ou revogar até às 15h00 do dia 11 de Março de 2024 as declarações de aceitação).
“A prorrogação do prazo da Oferta fundamenta-se, entre outros aspectos, na concentração de pedidos de abertura de conta na parte final do período da Oferta, não tendo sido possível dar resposta em tempo útil a tais pedidos, até por haver que continuar a assegurar o cumprimento dos melhores padrões regulatório e de conformidade.
Conforme o prospecto relativo à Oferta, uma das motivações desta consiste na facilitação do acesso de pequenos investidores e ou aforradores ao mercado de capitais, com o inerente fomento da inclusão financeira de todos os agentes económicos neste processo, pelo que importa não excluir o acesso à Oferta por parte de investidores que, tendo manifestado interesse na mesma, não conseguiram concluir tempestivamente os processos de abertura de conta em curso.
Sendo assim, a prorrogação da Oferta implicará que a mesma permaneça em vigor até às 15h00 do dia 15 de Março de 2024, podendo os investidores alterar ou revogar até às 15h00 do dia 11 de Março de 2024 as declarações de aceitação que, entretanto, apresentem, proceder-se-á à divulgação da necessária adenda ao prospecto depois de aprovada e homologada pela CMC com um novo calendário da Oferta.
Recorde-se que mediante subscrição de acções poderão transmitir a sua declaração de aceitação a qualquer dos agentes de intermediação contratados pela ACREP para o efeito (Áurea – Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários, S.A. e Banco Poupança e Crédito – BPC).
Nos termos descritos no Prospecto, (i) através da OPS são oferecidas até 600.890 (seiscentas mil oitocentas e noventa) acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal unitário de Kz 3.250, representativas d e até 24,99% (em caso de subscrição completa) do capital social da ACREP e (ii) através da OPV são oferecidas 300.000 (trezentas mil) acções ordinárias,escriturais e nominativas, com o valor nominal unitário de kz 3.250, representativas de até 16,63% do capital social actual da ACREP, actualmente detidas pelo accionista BPC.
A Oferta é dirigida ao público em geral, tendo especificamente como destinatários pessoas singulares ou colectivas residentes ou com estabelecimento na República d e Angola.