União Europeia acusa TikTok de não conseguir impedir crianças de fingirem ser adultos na plataforma

Data:

A Comissão Europeia (CE) está preocupada com o facto de o TikTok não estar a fazer o suficiente para proteger as crianças, alegando que a aplicação de vídeos curtos pode estar a enviar as crianças para tocas de conteúdo prejudicial, ao mesmo tempo que torna mais fácil para as crianças fingirem ser adultos e evitarem os filtros de conteúdo protetores que existem.

As alegações surgiram nesta segunda-feira, 19, quando a CE anunciou uma investigação formal sobre como o TikTok pode estar violando a Lei de Serviços Digitais (DSA) “em áreas ligadas à proteção de menores, transparência publicitária, acesso a dados para pesquisadores, bem como gestão de risco de dependência. design e conteúdo prejudicial.”

“Não devemos poupar esforços para proteger os nossos filhos”, disse Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, no comunicado de imprensa, reiterando que a “protecção dos menores é uma das principais prioridades de aplicação do DSA”.

Isso torna o TikTok a segunda plataforma investigada por possíveis violações de DSA depois que o X (também conhecido como Twitter) foi atacado em dezembro passado. Ambos estão a ser examinados depois de terem apresentado relatórios de transparência em Setembro, que a CE disse não terem conseguido satisfazer os padrões rigorosos da DSA sobre coisas previsíveis, como não fornecer transparência publicitária suficiente ou acesso a dados para os investigadores.

Mas embora X também esteja sendo investigado por supostos padrões obscuros e desinformação – após acusações em outubro passado de que X não estava impedindo a disseminação da desinformação Israel/Hamas – é a base de usuários jovens do TikTok que parece ser o foco da investigação da CE em sua plataforma.

“Como plataforma que atinge milhões de crianças e adolescentes, o TikTok deve cumprir integralmente o DSA e tem um papel particular a desempenhar na proteção de menores online”, disse Breton. “Iniciamos hoje este processo formal por infração para garantir que sejam tomadas medidas proporcionais para proteger o bem-estar físico e emocional dos jovens europeus.”

Provavelmente nos próximos meses, a CE solicitará mais informações à TikTok, separando o seu relatório de transparência da DSA . A investigação pode exigir entrevistas com funcionários da TikTok ou inspeções nos escritórios da TikTok.

Ao concluir a sua investigação, a CE poderá exigir que a TikTok tome medidas provisórias para corrigir quaisquer problemas sinalizados. A Comissão também poderia tomar uma decisão sobre o não cumprimento, potencialmente sujeitando a TikTok a multas de até 6% do seu volume de negócios global.

MORZINE, FRANCE – APRIL 04: In this photo illustration, a 11-year-old boy looks at the TikTok app on a smartphone screen in the village of St Jean d’Aulps on April 04, 2023 near Morzine, France. The UK’s data watchdog has fined TikTok £12.7m for failing to protect the privacy of children. Recently, following the lead of the EU Commission and several US administrations, TikTok is set to be banned from UK government phones amid security concerns around the Chinese-owned video app. Recently TikTok announced that every account belonging to a user below age 18 have a 60-minute daily screen time limit automatically set. (Photo by Matt Cardy/Getty Images)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...