O atum rabilho gigante mais caro vendido no maior mercado de peixes de Tóquio no primeiro dia de negócios em 2024 foi arrematado por 114,2 milhões de ienes (720.497 euros).
O leilão do primeiro atum do ano no Toyosu Fish Market é uma tradição com 15 anos que em todas as edições tem vindo a alcançar preços astronómicos para as melhores peças.
O atum pesava 238 quilos e foi vendido esta sexta-feira à empresa Yamayuki e à operadora da rede de sushi Onodera Group, um consórcio que foi o licitante vencedor do melhor peixe por quatro anos consecutivos.
O preço do atum gigante foi mais de três vezes o valor oferecido no ano passado, e o quarto mais alto desde que os registos começaram em 1999.
O valioso atum, pescado na costa da província de Aomori, será servido no restaurante de sushi Onodera, com estrela Michelin, no bairro do luxo e da culinária gourmet de Tóquio, Ginza.
Os licitadores nestes leilões acreditam que esta é uma oportunidade de gerar uma enorme atenção mediática na obtenção de um produto considerado “hatsumono”, ou o primeiro da época, muito valorizado pelo consumidor japonês.
O recorde de venda de atum no primeiro leilão do ano continua a ser o registado em 2019, em que um atum rabilho alcançou mais de 333 milhões de ienes (cerca de 2,3 milhões de euros). Na altura, este foi o primeiro leilão a ser realizado em Toyosu, depois de o mercado de peixe ter sido transferido, em 2018, do famoso Tsukiji, no centro de Tóquio, no final de um processo controverso que durou 17 anos.