Comércio com países vizinhos cai cerca de 40 por cento

Data:

A balança comercial de bens com os países fronteiriços, nomeadamente, República Democrática do Congo, (RDC), Congo Brazzaville, Namíbia e Zâmbia, registou, em 2023, um saldo de 106 milhões de dólares favorável a Angola, 39,5 por cento abaixo dos 175 milhões do ano anterior, segundo estatísticas da Administração Geral Tributária (AGT).

De Janeiro a 19 de Dezembro deste ano, as exportações de bens para os países fronteiriços decresceram 32 por cento, face ao mesmo período do ano anterior, tendo atingido 184 milhões de dólares, de acordo com números do comércio transfronteiriço fornecidos pela AGT ao Jornal de Angola.

A RDC, indicam os dados, foi o principal país de destino dos bens exportados por Angola, mas esses fornecimentos diminuíram 3,0 por cento em comparação ao ano anterior, segundo a fonte.

As importações de bens dos países fronteiriços registaram , de Janeiro a Dezembro, uma descida na ordem dos 21 por cento face ao período homólogo, tendo atingido 78 milhões de dólares.

A Namíbia foi o principal fornecedor de bens para Angola. Entretanto, as importações diminuíram 12 por cento em comparação ao mesmo período do ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...