As tecnológicas apresentaram esta quarta-feira o “Siemens Industrial Copilot”. A nova parceria entre a empresa alemã e a norte-americana prevê ainda a integração do software Teamcenter no Teams.
A Microsoft e a Siemens anunciaram esta quarta-feira que reforçaram a parceria com o lançamento do Siemens Industrial Copilot, um assistente virtual com base em Inteligência Artificial (IA) generativa especialmente concebido para o sector industrial.
A ideia é melhorar a colaboração homem-máquina na produção em fábricas, gerar e otimizar códigos de automação com e simplificar a colaboração digital dos engenheiros de design, operadores das linhas de produção e outros trabalhadores. O acordo entre a dupla de tecnológicas prevê ainda a integração do software Teamcenter no Teams.
“Com esta nova geração de IA, temos uma oportunidade única para acelerar a inovação em todo o sector industrial. Com base na nossa colaboração de longa data com a Siemens, estamos a juntar os avanços da IA na Microsoft Cloud com o conhecimento específico da Siemens sobre o sector industrial para potenciar as capacidades dos operadores das linhas de produção e do conhecimento”, explicou o presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella.
“O que ambicionamos é potenciar as capacidades dos clientes através da adoção da IA generativa, que tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas concebem, desenvolvem, fabricam e operam. Tornar a colaboração homem-máquina amplamente disponível permite que os engenheiros acelerem o desenvolvimento de código, aumentem a inovação e enfrentem a escassez de mão de obra qualificada”, disse o CEO da Siemens, Roland Busch.
O copiloto germânico-americano recebe informações sobre automação e simulação de processos a partir da plataforma Siemens Xcelerator e depois recorre ao Azure OpenAI da Microsoft. É assim que os profissionais da indústria automóvel, das embalagens e maquinaria, das infraestruturas, transportes ou cuidados de saúde obtêm mais agilidade no seu trabalho.
O grupo alemão Schaeffler, fornecedor de componentes automóveis e aeroespaciais, tem implementado soluções digitais desta natureza para tentar gerar linhas de código mais fiáveis e melhorar a programação dos sistemas de automação, entre os quais robôs. A empresa será das primeiras a instalar este Siemens Industrial Copilot.
“Com este piloto conjunto, estamos a entrar numa nova era de produtividade e inovação. O Siemens Industrial Copilot ajudará a nossa equipa a trabalhar de forma mais eficiente, a reduzir tarefas repetitivas e a dar asas à criatividade”, constatou o CEO da Schaeffler, Klaus Rosenfeld, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.
Quanto à integração do Teamcenter no Teams, ainda não está disponível, mas estará online ainda em dezembro. A ligação do software da Siemens para a gestão do ciclo de vida dos produtos à plataforma de colaboração da Microsoft vai tornar os dados mais acessíveis aos trabalhadores nas fábricas e aos que estão no terreno.