As negociações do brent, para entrega em Fevereiro, fecharam em queda na última sexta feira, posicionando-se nos 76,55 dólares por barril, no momento da escrita, uma quebra de 0,08 por cento.
A queda do preço no mercado internacional foi registada no início da sessão, depois de uma pesquisa industrial do Federal Reserve de Nova York ter mostrado um terceiro mês de declínios nas novas encomendas, o que pode ser um sinal de uma procura mais fraca por petróleo no próximo ano.
“O que deu início à liquidação foi a queda acentuada nos números da indústria manufatureira de Nova York”, disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.
“Este mercado parece um pouco mais sensível a cada nova manchete”, acrescentou Flynn. “Eles ainda não têm certeza se encontramos o fundo deste mercado.”
O consumo mundial de petróleo aumentará 1,1 milhão de barris por dia (bpd) em 2024, de acordo com a Agência Internacional de Energia em relatório mensal.
Embora isso represente um aumento de 130 mil barris por dia(bpd) em relação à previsão anterior, a estimativa é menos da metade da previsão de demanda da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de 2,25 milhões de bpd.
Produção de Novembro
Dados recentes da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) apontam que Angola produziu 32.513.047 barris de petróleo, em Novembro, menos 9,0 por cento em relação ao período homólogo.
No Relatório da Produção Petrolífera, publicado no site da agência, na última quinta feira, indica que a produção mensal de Novembro correspondeu a uma média de 1.083.768 barris de petróleo por dia (BOPD), abaixo da previsão de 1.161.285, acabando por ser, também, inferior à média de Outubro, de 1.147.203 BOPD.
A produção de gás associado daquele período foi de 75.357 milhões de pés cúbicos, correspondente a uma média diária de 2.512 milhões de pés cúbicos (MMSCFD), com 1.302 MMSCFD injectados, 601 disponibilizados para a fábrica em Angola de Gás Natural Liquefeito (ALNG), 307 para geração de energia nas instalações petrolíferas e o remanescente usado nas operações de escoamento do petróleo.