A segunda fase da Unidade de Recepção e Distribuição de Gás (URDG) da Sonangol, denominada por “Falcão Fase 2”, que vai processar 50 milhões de pés cúbicos de gás/dia, entrou, esta quinta-feira, em funcionamento, no município do Soyo, na província do Zaire.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo ministro de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, testemunhada pelo governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, e pelo PCA da Sonangol, Gaspar Martins, na zona do Kintambi.
Construída num período de 23 meses, com um orçamento de 42,8 milhões de dólares, vai receber o gás natural da fábrica Angola LNG, tratar e posteriormente alimentar as seis turbinas do Ciclo Combinado do Soyo I, duas das quais a vapor que geram até 750 MW de energia limpa.
A referida unidade que vai injectar no total 125 milhões de pés cúbicos de gás ao Ciclo Combinado do Soyo I é responsável por 220 postos de trabalho directos durante a construção, 20 dos quais expatriados. Ao passo que, nesta fase de operação, conta com 29 trabalhadores.