A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P. encerrou esta sexta-feira, 08 de Dezembro, o oitavo leilão de diamantes brutos realizado em Luanda, tendo sido arrecadado um valor líquido total de USD 18,2 MILHÕES
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, SODIAM E.P licitou esta sexta-feira, em leilão, produções de diamantes especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, Somiluana, Chitotolo e Uari. Das 20 pedras anunciadas inicialmente à 22 de Novembro, apenas 12 foram efectivamente licitadas, tendo 08 pedras da Sociedade Mineira do Uari, sido retiradas por decisão aceitável da mina.
De referir que este leilão foi realizado numa altura em que as condições macroeconómicas e a demanda no mercado internacional de diamantes são ainda de recuperação.
O valor total líquido arrecadado da licitação foi de USD 18,2 Milhões com a venda de 646,52 quilates.
O 8º leilão de diamantes em bruto, cujas sessões de avaliação decorreram de 04 a 07 do corrente mês, nas instalações da SODIAM E.P em Luanda, compreendeu a apresentação de propostas até às 10h00 de hoje, 08 de Dezembro de 2023, submetidas por via electrónica na plataforma online www.transatlanticgemsales.com.
Do conjunto das 12 pedras especiais licitadas foram vendidas (08) pedras, das quais: (04) da Sociedade Mineira do Lulo que renderam cerca de USD 17 Milhões, (02) da Sociedade Mineira do Somiluana que renderam USD 843,3 Mil e (02) da Sociedade Mineira do Uari que renderam USD 289,5 Mil. As restantes (04) pedras licitadas, foram retiradas por iniciativa das Sociedades Mineiras do Chitotolo e Uari, pelo facto de as ofertas estarem muito abaixo dos preço de reserva, em cumprimento do Regulamento Técnico de Comercialização de Diamantes em vigor. Caso tivessem sido atingidos os preços de reserva, representariam uma receita adicional de USD 1,6 Milhões.
As regras detalhadas de participação, foram atempadamente fornecidas aos participantes e as marcações para visualização foram feitas pela empresa TRANS ATLANTIC GEMS SALES, através do endereço: [email protected].
Participaram no leilão 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais.
Considerando o formato actual de leilão, para o acto de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica “online” www.transatlanticgemsales.com, modelo que gera maior transparência e competitividade ao processo de comercialização, no âmbito da implementação e cumprimento das directrizes do Decreto Presidencial 175/18 de 27 de Julho. Segundo o PCA da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa “o mercado e a indústria diamantífera global continuam em clima de recuperação da demanda, sendo que as principais praças diamantíferas têm começado a reagir de forma mais positiva. Contudo, Angola vai realizando vendas regulares apesar dos baixos preços. O presente leilão vem efectivamente permitir-nos aferir o sentimento do mercado que apresenta uma ligeira melhoria no preço médio por quilate, para determinadas categorias de pedras com valor e características excepcionais”.