A Fundação Manuel António da Mota realiza no próximo dia 8 de Dezembro a primeira Edição do prémio anual ‘Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola’, cujo objectivo é distinguir instituições de solidariedade social com trabalho reconhecido nas áreas da saúde e da educação em Angola.
A Mota-Engil Angola, uma das principais construtoras do país e uma referência no mercado, tem apostado crescentemente em outras áreas de negócio como o ambiente, a logística e a indústria. O seu trabalho junto das comunidades locais e colaboradores, onde opera de forma ininterrupta há mais de 77 anos, é uma prova do seu compromisso.
Em parceria com a Fundação Manuel António da Mota, o Grupo Mota-Engil desenvolve a sua actividade social em África através do programa ‘Mota-Engil African Initiatives’. Inspirando-se no sucesso de iniciativas semelhantes em Portugal, a Fundação decidiu atribuir este prémiotambém em Angola, para distinguir projectos de elevado mérito e de reconhecimento do papel das organizações não-governamentais, sem fins lucrativos, no país.
O anúncio deste prémio foi feito em 2019, numa cerimónia em que a Fundação Dom Bosco foi distinguida pelo seu trabalho na área da educação. Contudo, devido à pandemia global de COVID-19, a primeira edição do prémio foi adiada, estando agora reunidas todas as condições para o lançamentoda primeira edição do ‘Prémio Manuel António da Mota – Uma Vida em Angola’.
Após um rigoroso processo de seleção, no qual participaram quinze instituições, foram escolhidas seis pela excelência do seu trabalho junto das comunidades locais. De entre elas, três vão receber os prémios relativos a 2020, 2021 e 2023, cada um no valor em AKZ equivalente a 50.000 USD.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 8 de Dezembro, pelas 18:00, no Hotel Intercontinental, em Luanda.