Controlo da inflação leva BNA a subir taxa básica de juro de 17% para 18%

Data:

O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu subir, nesta Sexta-feira, 21, a taxa básica de juro, também conhecida como Taxa BNA, de 17% para 18%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez de 17,5% para 18,5% e a taxa de juro de facilidade permanente de absorção de liquidez de 13,5% para 17,5%.

A medida foi anunciada pelo governador do banco central angolano, Manuel Tiago Dias, em conferência de imprensa realizada em Luanda, logo depois da 114.ª Reunião do Comité de Política Monetária (CPM).

Segundo Manuel Tiago Dias, o BNA decidiu ainda aumentar a taxa de juro o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional para 18% e eliminar a taxa custódia aplicável ao excesso de reservas livres das instituições financeiras bancárias depositadas no órgão regulador do mercado, por considerar ter-se cumprido o objectivo de mobilização de recursos ociosos no sistema financeiro bancário.

“A decisão de aumentar as taxas de juro justifica-se pela trajectória crescente da inflação e pela perspectiva da mesma vir a comprometer o objectivo de uma taxa de inflação de um dígito no médio prazo”, justificou.  

Tendo cumprido o objectivo de mobilização de recursos ociosos no sistema financeiro bancário para o reforço da intermediação financeira, avançou Manuel Tiago Dias, o Comité de Política Monetária decidiu igualmente eliminar a taxa de custódia aplicável ao excesso de reservas livres depositadas pelos bancos comerciais no BNA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...