A Arábia Saudita procura abrir novos horizontes de investimento para aportar recursos económicos em preparação para a era pós-petróleo, sendo exemplo desta estratégia a contratação do português Cristiano Ronaldo pelo clube saudita “Al-Nasr”.
A France 24, citada pela agência russa Sputinik, chamou a atenção para o facto de este negócio ter dimensões que vão para além do desporto. Enquadra-se, entretanto, no âmbito do esforço dos sauditas para diversificar as suas fontes de receitas no quadro da visão económica 2030 de transformar o País num destino turístico atrativo.
Os analistas consideraram que a presença de Ronaldo na Arábia Saudita é uma jogada de marketing e turismo que garante o sucesso dos sauditas. Apesar da enorme dimensão do negócio do jogador de 37 anos, o mesmo permite a Arábia Saudita promover o seu turismo para todo o mundo. Esta visão alinha-se aos relatos de que o contrato de Ronaldo inclui um salário anual de 70 milhões de euros e mais um acordo para gastar o resto do valor em contratos de patrocínio e publicidade, que certamente farão parte dos esforços de promoção da Arábia Saudita.
O crítico especializado em assuntos sauditas, Samir Al-Hammadi, igualmente citado pela agência Russa, acredita que “o aspecto promocional é o mais importante no negócio de Ronaldo, já que a Arábia Saudita vive uma fase de transição e reforma económica e busca a criação de novos setores vitais longe do petróleo. Esses esforços também visam atrair 100 milhões de turistas até o ano de 2030, e Ronaldo é espelho para a concretização deste projeto uma vez que ele e sua namorada, Georgina, juntos têm centenas de milhões de seguidores nas redes sociais. O dia-a-dia do craque português e da namorada será seguido por este exército de fãs e por grandes empresas ao redor do mundo.
Vale ressaltar que o primeiro grande negócio desportivo da Arábia Saudita foi a aquisição do clube inglês “Newcastle United” pelo Fundo Saudita de Investimento Público no ano passado. No mesmo contexto, a Confederação Asiática de Futebol concedeu à Arábia Saudita o direito de organizar o Campeonato Asiática das Nações de 2027 pela primeira vez na história do País. Além disso, a Arábia Saudita ganhou o direito de organizar os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. Isso ocorre à luz de conversas sobre o desejo das autoridades sauditas de concorrer à organização dos Jogos Olímpicos de 2036 e de sugestões de concorrer à organização da Campeonato do Mundo de 2030.