Um curta-metragem documental sobre a Área de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze (KAZA) ganhou um prémio de prata na categoria de vida selvagem e conservação no Festival Internacional de Cinema de Turismo de África, edição 2023, realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
O filme conta a história da Área de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze, a maior área de conservação transfronteiriça terrestre do mundo, estabelecida após a assinatura de um Tratado, em Agosto de 2011, pelos governos de Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. É nesta área onde convergem as fronteiras internacionais destes cinco países.
A área de KAZA inclui uma parte importante das bacias do Zambeze e do Cubango assim como o Delta do Okavango, cobrindo a Faixa de Caprivi na Namíbia, a parte sudeste de Angola, o sudoeste da Zâmbia, as terras selvagens do norte da Botsuana e o oeste do Zimbábue.
O curta-metragem destaca algumas das características únicas da paisagem, incluindo os rios, os ecossistemas das zonas húmidas e a biodiversidade. Também mostra as pessoas da região – com base em narrativas sobre biodiversidade, turismo, culturas, meios de subsistência, história e experiências de vida ao lado da vida selvagem.
O filme premiado foi produzido pela Makhulu Media com o apoio de imagens adicionais da National Geographic Society. Esta curta metragem pode ser vista neste link: https://youtu.be/Ws7gY99UfDE