Estudo indica que espermatozoides violam a terceira lei de Newton

Data:

Um estudo publicado na revista PRX Life indica que espermatozoides violam a terceira lei de Newton — que assegura que toda ação tem uma reação oposta e de mesma intensidade.

A ideia do trio de pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, era investigar o movimento de micronadadores, como espermatozoides e algas Chlamydomonas, em um fluido viscoso.

Tanto os gametas masculinos humanos quanto as algas unicelulares se movimentam por meio de estruturas finas e alongadas, conhecidas como flagelos.

O que os cientistas descobriram a respeito da motilidade dos organismos observados é que a atuação interna no material elástico é “não-recíproca”, indo contra a terceira lei de Newton.

A capacidade dos flagelos de se movimentarem sem perderem energia pela dissipação no fluido, o que impactaria seu movimento, foi descrita como “elasticidade ímpar”.

“De modelos simples solucionáveis ​​​​a formas de onda flagelares biológicas para Chlamydomonas e espermatozoides, estudamos o módulo de curvatura ímpar para decifrar as interações internas não locais e não-recíprocas dentro do material”, conclui o estudo.

Segundo a pesquisa, a descoberta pode ser útil para caracterizar diferenças entre espécies e células individuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Agência de Proteção de Dados promove formação para jornalistas

A Agência de Proteção de Dados (APD), em colaboração...

Receita do sector dos seguros ultrapassa os 140 mil milhões de Kz no primeiro trimestre de 2025

Cifra de três dígitos anima expectativas da Agência Angolana...