Sonangol reactiva postos inoperantes de abastecimento de combustível

Data:

A Sociedade Nacional de Combustíveis está a reabilitar para reactivação os postos de abastecimento de combustíveis que se encontram inoperantes, na província do Cuanza Norte.

De acordo com o director de Negócios e Parcerias da Sonangol, Daniel Candangi,  o processo de reabilitação iniciou no posto de abastecimento do município de Quiculungo e vai abranger outros nas mesmas condições.

Informou que após o processo de reabilitação, os postos terão uma gestão tercializada.

Daniel Candangi prestou esta informação na quinta-feira, na cidade de Ndalatando, num seminário provincial de incentivo à construção de novos postos de iniciativa privada e reabilitação de postos fora de serviço.

Durante o encontro, o técnico da Sonangol abordou também sobre os modelos de parceria de negócio de lubrificantes e os incentivos da empresa, para os comerciantes interessados em actuar no ramo.

Já o director do Instituto Nacional de Gestão dos Derivados de Petróleo, António Feijó, afirmou que a Sonangol encontra-se a trabalhar no incentivo a investidores interessados em actuar no ramo da comercialização, por via do estímulo à aquisição de postos de abastecimento de combustível móveis e contentorizados.

Destacou o facto de que,  além da montagem dos referidos equipamentos apresentar custos reduzidos,  permitem a venda simultânea de gasóleo, gasolina e outros  serviços comerciais.

As  autoridades da província do Cuanza Norte indicaram que existem, nos municípios do interior, postos de abastecimento de combustíveis inoperantes há  mais de dez anos, alguns desde o momento de construção.

O responsável apontou que nos municípios de Quiculungo, Banga, Bolongongo e Ngonguembo as bombas de combustível encontram-se paralisadas e invadidas pelo matagal.

Esta situação, de acordo com o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado, Humberto Mesquita, está a causar inúmeros transtornos na vida das populações e a entravar o desenvolvimento local.

As populações destas circunscrições, continuou,  são obrigadas a  percorrer vários quilómetros até aos vizinhos municípios do Golungo-Alto, Samba Caju e Ambaca para a aquisição de combustível.

Dados da Sonangol indicam que a província conta actualmente com um centro de estocagem, com capacidade para um milhão, 904 metros cúbicos de combustível, destinado a  abastecer 14 postos em funcionamento.

A actividade,  promovida pelo Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), em que  participaram vários agentes económicos da província,  teve como principal objectivo incentivar o empresariado local a investir no ramo de comercialização de derivados de petróleo.

Edifício da Sonangol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Agência de Proteção de Dados promove formação para jornalistas

A Agência de Proteção de Dados (APD), em colaboração...

Receita do sector dos seguros ultrapassa os 140 mil milhões de Kz no primeiro trimestre de 2025

Cifra de três dígitos anima expectativas da Agência Angolana...