O presidente da Federação Angolana de Futsal (FAFUSA), Manuel Patrício Silvestre, admitiu nesta Quinta-feira, Luanda, haver pouco investimento a nível do desporto, principalmente no futsal.
Em declarações à Outside, no final do lançamento do primeiro livro do seleccionador angolano de futsal, Marcos Antunes, intitulado “O Futsal Universal: de São Martinho de Mouros à Tundavala”, Manuel Patrício Silvestre disse que isto não pode ser motivo de desmotivação, mas uma oportunidade para potenciar o futsal para que possa ser uma marca atrativa para os investidores e parceiros.
Em relação ao estado actual do futsal angolano, o responsável diz que o foco da federação é progredir de forma sustentável, apostando nos escalões de formação, para facilitar o trabalho dos treinadores e não só o do seleccionador nacional.
Jorge Gomes Braz, treinador de futsal português e um dos prefaciadores do livro, afirma que a qualidade técnica de Marcos Antunes é inquestionável, dado o compromisso com que assume os seus desafios e a procura constante de aperfeiçoamento e actualização.
Durante a apresentação da obra literária, o seleccionador angolano de futsal, Marcos Antunes, referiu que o livro narra momentos técnicos relacionados com o projecto desportivo de qualidade e sua experiência enquanto dinamizador desse tipo projecto, que é o Manuel de Boas Práticas.
“Para além de novos documentos técnicos e partilha de experiências, o livro vai facilitar todo o processo massificação da modalidade”, enfatizou.
O valor arrecadado será distribuído aos projectos de inclusão social, no âmbito do projecto Nzoji, da Federação Angolana de Futsal, que tem como objectivo massificar a modalidade nas comunidades.