Promoção da empregabilidade: Projecto da Belíssima Crochê vai chegar a duas escolas em Luanda

Data:

Trabalhar nas comunidades para formar, sensibilizar e estimular o gosto pelo crochê e costura, tornando-as independentes na criação do seu próprio negócio e geração de postos de trabalho, é o desígnio da Belíssima Crochê, que ontem promoveu uma palestra e workshop sob o mote “O Crochê, Emprego e Combate à Pobreza”. A iniciativa comemorou o Dia Internacional do Crochê, celebrado anualmente a 12 de Setembro, tendo sido a primeira vez que a efeméride foi assinalada em Angola.

O evento teve lugar na Galeria ResiliArt Angola, no Shopping Fortaleza, com a presença da secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina da Cunha Kindanda, e representantes do Ministério da Cultura, representante da vice-presidente, a consultora Elsa Barber e a presidente da AASTI, Emília Almeida. Além do debate em torno do papel do crochê na criação de emprego e combate à pobreza, a iniciativa incluiu ainda uma exposição de algumas peças produzidas pela Belíssima Crochê, com o público a ter a oportunidade de experimentar esta técnica de artesanato. 

“A nossa principal missão é formar e promover a cidadania, criando condições e oportunidades de negócio para a sustentabilidade das comunidades no âmbito das políticas de desenvolvimento local, ao mesmo tempo que aumentamos a difusão do sentimento de patriotismo”, afirma Sónia Moreira e Almeida, fundadora da Belíssima Crochê.

Ser uma marca de referência em Angola e reconhecida a nível internacional, assumindo-se como um exemplo na criação de valores para os seus clientes, colaboradores, parceiros e comunidades, é um dos principais objectivos do projecto. 

“O crochê tem uma particularidade: ajuda-nos a falar connosco mesmos. Ao falar comigo fui percebendo que o meu trabalho não podia ficar só por ali e devia trabalhar com jovens e jovens mais carenciadas, comunidades mais vulneráveis, de forma a tirá-las da prostituição, da vida fácil”, explica Sónia Moreira e Almeida, destacando o contributo do crochê para “a diversificação da economia em Angola, assim como no resgate dos valores morais”.

Resultado de uma parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, o projecto da Belíssima Crochê vai chegar, numa primeira fase, a duas escolas: Centro Integrado de Empoderamento Familiar (CIEF), no bairro da Precol, e Escola Nacional de Formação de Técnicos Serviço Social (ENFOTSS), em Cacuaco.

“Será um desafio. Mas é algo que quero muito, trabalhar e dar o meu contributo no combate ao desemprego. Até ao momento já gerei três postos de trabalho, mas que ainda não executam. Esta parceria com o Ministério vai também ajudar-me a identificar algumas jovens com aptidão, mas sem capacidade financeira para investir no material necessário”, acrescenta a responsável. 

O crochê é uma técnica de artesanato que tem sido muito utilizada e está “na moda”, consistindo numa técnica versátil, que permite criar peças de diversos tamanhos e formas (peças decorativas para o lar, carteiras, fatos de banho, vestidos, etc.), além de possibilitar uma infinidade de combinações de cores e texturas. 

“Quero enaltecer a Belíssima Crochê por comemorar, pela primeira vez, o Dia Internacional do Crochê, como uma forma de expressão artística e tradicional. Esta iniciativa irá estimular a divulgação da arte como uma fonte de rendimento e de ocupação de jovens e famílias. Lançamos a todos o desafio de promoverem esta arte, de grande importância para a sociedade angolana”, afirmou a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher na sua intervenção.

Para Alcina da Cunha Kindanda, a arte do crochê permite “unir diferentes gerações”. “Além dos benefícios para a saúde como uma ferramenta anti-stress, reduz a ansiedade, melhora a coordenação motora, promove a concentração e ajuda a prevenir doenças degenerativas. Estimula igualmente o empreendedorismo familiar e, com esta arte, muitos lares podem contribuir com fontes de renda”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

CEO da Lucapa Diamond, Nick Selby, abandona o cargo

O director executivo e administrativo da Lucapa Diamond, Nick...

Endividamento das famílias e das empresas cresceu 26,6% em Outubro, diz BNA

O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares)...