O presidente do Comité de Contas Públicas da SADC(SADCOPAC), Warren Mwambazi, manifestou esta terça-feira, em Luanda, a intenção do reforço da colaboração com o Tribunal de Contas e os ministérios das Finanças e Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Warren Mwambazi deu essa informação à imprensa, quando efectuava o balanço da visita realizada a essas instituições, ressaltando terem recomendado ainda uma melhor colaboração com os vários organismos locais e interação, quanto à questão da responsabilização, implementação das boas práticas, principalmente dos fundos públicos.
“Sozinhos nada podemos fazer, o Parlamento precisa de finanças e a finanças precisam do Parlamento na aprovação das leis. Logo, estabelecemos as linhas mestras e sugerimos quais devem ser os caminhos a seguir, de forma que as nossas práticas sejam saudáveis também para o fortalecimento das relações e implementação, da melhor forma, dos recursos e fundos públicos”, acrescentou.
Salientou que, para a organização por si dirigida, a visita configurou-se importante, pois permitiu aferir como tem sido a gestão das orientações, a partir do Parlamento e a colaboração com as instituições visitadas.
O também deputado da Zâmbia referiu que os encontros serviram ainda para trocas de experiências e abordagens de questões preponderantes nas deliberações sobre a fiscalização das contas públicas.
Na ocasião, anunciou que os membros SADCOPAC vão participar, a partir de quarta-feira, de uma formação com os deputados à Assembleia Nacional.
SADCOPAC é uma organização regional criada em 2003, que actua ao nível da região da SADC, no domínio das finanças e contas públicas. O comité tem, entre outros objectivos, fortalecer a capacidade institucional.