A Sociedade Mineira do Somiluana, prevê elevar a produção de diamantes de sete para 12 mil quilates/mês, a partir deste ano, com vista a melhorar os níveis de facturação e das contribuições fiscais.
A informação foi prestada pelo director-geral adjunto para as operações da Somiluana, Guilherme Raimundo, sublinhando que a empresa está a fazer um investimento parcial de 35 milhões de dólares para a aquisição de equipamentos, com vista o alcance da meta ainda este ano.
Segundo o responsável, com a viabilização do mercado e o capital parcialmente disponível para as aquisições, a Somiluana propõe-se atingir a excelência na produção, elevar os níveis das contribuições fiscais e a melhoria das condições sociais e laborais dos trabalhadores.
Acrescentou que a diamantífera aposta também na redução dos custos operacionais e na maximização dos lucros, tendo em conta que o investimento projectado tem sido executado de forma faseada, de acordo com as possibilidades de mobilização de financiamentos.
Dados disponíveis indicam que, no ano passado, as vendas da empresa caíram consideravelmente em cerca de 43 por cento das registadas no ano anterior.
A Somiluana é um consórcio detido pela ENDIAMA (39%), Trans-Hex Grupo (33%) , Wenji Zakufuma e Caxinge (28%).
Localizada no município de Lucapa, província da Lunda Norte, a empresa com 762 trabalhadores, tem uma concessão de 444 metros quadrados, cujo tempo de vida útil é de 20 anos.