A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, no Cunene, arrecadou 196,63 milhões de kwanzas, no primeiro trimestre deste ano, observando um incremento de 66,5% face ao período homólogo.
O aumento registado resulta do pagamento de dívidas contraídas por vários clientes, entre empresas públicas e privadas, de acordo com o oficial de comunicação Institucional da ENDE Cunene, Luís Capitango, que falou à ANGOP nesta terça-feira.
No período em referência, a empresa teve uma facturação de 248,62 milhões de kwanzas.
A empresa celebrou também, no primeiro trimestre, 371 novos contratos, contando actualmente com 20 mil e 576 clientes, destes 15 mil 988 no sistema pós pago e quatro mil 588 no sistema de pré-pagamento.
Apesar da liquidação de parte das dívidas vencidas, a empresa, ainda de acordo com Luís Capitango, a dívida geral está cifrada em 1,58 mil milhões de kwanzas, observando-se um crescimento de 1, 45%.
Parte dessa dívida, realçou, deve-se a falta de consciência do pagamento regular das suas taxas por parte dos clientes.
Face ao elevado montante ainda por resgatar, ENDE está a realizar acções pedagógicas tendentes a diminuição da dívida, mediante visitas aos clientes mais problemáticos, com as quais foram acertadas negociações para o pagamento parcelado da dívida.
Com uma potência de 59,115 megawatts, o sistema eléctrico da província do Cunene é interligado apenas nos municípios do Cuanhama e Namacunde, com energia produzida a partir da central térmica de Ondjiva.
Já o Ombadja, a energia é produzida através da central híbrida de Xangongo, com capacidade de cinco megawatts e o Cahama com um grupo gerador de 1030 kva.