A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e o Fundo de Garantia e Crédito (FGC) firmaram hoje, quarta-feira, uma parceria que visa permitir a emissão de garantia pública no valor equivalente em kwanzas a cinco milhões de dólares. Segundo uma nota divulgada à imprensa, poderão beneficiar desse instrumento financeiros as pequenas e médias empresas, legalmente constituídas, que pretendam emitir obrigações via Mercado de Capitais.
O FGC e a BODIVA vão igualmente realizar acções de capacitação dos gestores das empresas associadas às Pequenas e Médias Empresas, sobre o financiamento por via do Mercado de Capitais e boas práticas de governação corporativa.
De acordo com o documento, além de ajudar a desenvolver as Pequenas e Médias Empresas na melhoria da organização contabilística e financeira, o FGC vai assegurar uma cobertura máxima da Garantia Pública a favor do Credor/Financiador, por cada operação de financiamento, de 75 % do capital financiado.
Entre outros objectivos deste memorando, o FGC e a BODIVA propõem-se contribuir para o desenvolvimento e promoção de soluções financeiras, alinhadas com as necessidades específicas das Pequenas e Médias Empresas.