A União Europeia pretende facilitar a liquidação de bancos de médio porte que entrem em falência, recorrendo aos sistemas nacionais de garantia de depósitos para financiamento, informou a Bloomberg News hoje, sexta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
A Comissão Europeia, em uma proposta prevista para abril, facilitaria o uso dos fundos para fechar as lacunas nos bancos com fundos insuficientes, além de evitar o acesso a depositantes não segurados, informou a Bloomberg.
Na semana passada, a chefe do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse aos líderes da UE que os bancos europeus estavam seguros, mas pediu aos governos que avançassem com um esquema de seguro de depósitos da UE paralisado.
“O setor bancário da zona do euro é forte porque aplicamos as reformas regulatórias acordadas internacionalmente após a crise financeira global a todos eles”, disse Lagarde, acrescentando que o “kit de ferramentas” do BCE está totalmente equipado para fornecer liquidez ao sistema, se necessário.
Esta semana, o chefe da Autoridade Bancária Europeia (EBA), José Manuel Campa, alertou que o setor bancário continua muito vulnerável mesmo após as medidas para conter as consequências das crises no Silicon Valley Bank e no Credit Suisse.